A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur) iniciaram a entrega de 3.000 novos guarda-sóis para 75 barraqueiros autorizados que atuam nas praias do Arpoador, Leblon e Ipanema, na Zona Sul da cidade.
Cada profissional recebeu 40 guarda-sóis mediante apresentação de documento de identificação original com foto e taxa de uso de área pública (TUAP) vigente.
– A entrega dos novos materiais representa mais dignidade para os trabalhadores e também facilita a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública. Todo trabalho está sendo feito para que a gente tenha um verão com praias, um dos cartões postais da cidade, mais seguras, ordenadas e ainda mais bonitas – afirmou o secretário Brenno Carnevale.
Os profissionais participaram de uma palestra promovida pela Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), órgão vinculado à Seop, em que receberam capacitação sobre bom uso do material, boas práticas e regras que precisam ser cumpridas durante a permanência nas praias, como a obrigatoriedade de deixar exposto nas barracas a tabela de preço dos produtos e o comprovante de autorização emitido pela Prefeitura do Rio; sobre produtos que possuem venda proibida, entre outras orientações.
A troca das barracas faz parte da modernização dos equipamentos nas praias. A última renovação aconteceu em 2015. Sete modelos de estampas foram aprovadas em resolução publicada pela Seop, em outubro de 2021, e cada ambulante vai receber exemplares de cada uma delas.
Cerca de 1.100 profissionais estão autorizados pela Prefeitura do Rio a utilizarem cadeiras de praia e guarda-sóis em pontos fixos da orla da cidade. As entregas prosseguem na segunda-feira (17/1) para mais 70 profissionais e, até o fim do mês de março, barraqueiros que atuam nas praias de Copacabana, Flamengo, Leme, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Urca, Barra de Guaratiba e Grumari vão receber os equipamentos. No total, mais de 40 mil novos guarda-sóis serão entregues.
– Com o novo material, nós vamos poder oferecer um equipamento mais bonito e com um novo padrão para os frequentadores das praias. Isso traz, com certeza, mais dignidade ao nosso trabalho – ressaltou Wagner da Silva Freitas, um dos ambulantes contemplados.
Fonte: Prefeitura do Rio