Conforme o boletim divulgado pela prefeitura de Blumenau na noite desta segunda-feira (22), a cidade chegou a marca de 1.530 pessoas diagnosticadas com Covid-19. Somente nos últimos 10 dias, o município teve um aumento de casos na ordem de 39,4%, considerando os 1.097 testes positivos registrados até o dia 13 de junho.
O crescimento refletiu na ocupação dos leitos de terapia intensiva. Dos 43 destinados exclusivamente para pacientes Covid-19, 21 estavam ocupados na noite desta segunda-feira. Desses, de acordo com a prefeitura, 15 são de Blumenau, sendo 13 com testes positivos e dois aguardando os resultados. Outros seis internados nas UTIs do município vêm de outras cidades.(…)
Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeito Mário Hildebrandt disse que um já comitê trabalha na definição de estratégias para frear o avanço da doença. Ele não adiantou quais ações podem ser concretizadas, mas fez um apelo:
"Por favor, nos ajudem. Cada cidadão tem uma parte importante nessa caminhada. Nos ajudem a vencer o coronavírus, mantenha o distanciamento social, lave as mãos, use álcool gel, não saia de casa se não precisar".
No dia 22 de abril, o mesmo prefeito autorizou a abertura de shoppings, inclusive com saxofone e funcionários na porta para dar boas-vindas aos clientes.
Fonte: Diário do Centro Mundo