A Fase 5 de flexibilização de atividades econômicas no Rio começa no sábado (1º) com a liberação de banho de mar, com trabalho restrito de ambulantes, mas ainda com a permanência de banhistas na areia proibida.
Os anúncios foram feito nesta sexta-feira (31) pela prefeitura do Rio. Também foi confirmada a liberação para escolas particulares reabrirem, de forma "voluntária". Nos colégios públicos, ainda não há definição de data do retorno.
Veja as principais regras:
ambulantes podem operar das 7h às 18h nas praias e logradouros, sem aluguel de cadeiras e barracas e sem bebida alcoólica;
banho de mar liberado, mas permanência na areia e uso de caixas térmicas proibidos;
prática da altinha continua proibida;
horário de bares, restaurantes e lanchonetes ampliado das 23h para 1h;
Escolas privadas podem reabrir, de forma "voluntária";
escolas municipais ainda em "avaliação", mas liberado o retorno dos refeitórios
shoppings retornam ao funcionamento no horário normal: das 10h às 22h;
lojas de rua podem abrir às 9h aos sábados e domingos, com horário de fechamento liberado. De segunda a sexta, mantida a abertura às 11h, com fechamento livre;
feiras de artes e de artesanato reabertas;
piscinas de condomínios liberadas, mas não pra hidroginástica (devido à participação de grávidas e idosos, explica a prefeitura);
permitido o retorno das atividades de massagem, maquiagem e sauna.
Praias
No início de julho, o prefeito Marcelo Crivella disse que a permanência de banhistas nas areias da praia só deveria ser permitida após a vacina contra a Covid-19. Nesta sexta, a subsecretária de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim, disse que é possível autorizar a permanência antes de uma vacina.
Até esta sexta-feira, estava permitida a prática de esportes individuais (coletivos liberados somente em dias de semana), tanto na areia como no mar, mas ambulantes e o banho de mar estavam proibidos. Mesmo com as restrições, no entanto, as praias têm ficado cheias de gente nas areias em dias de sol.
Questionada se a liberação dos ambulantes não incentivaria a permanência na areia, a prefeitura disse que a proibição da venda de bebidas alcoólicas, do uso de guarda-sol, de cadeiras e de caixas térmicas inibe a aglomeração.
Veja todas as novas regras
Lanchonetes, bares, restaurantes, cafés, padarias e afins:
Horário de fechamento estendido das 23h para 1h, com abertura em qualquer horário.
No espaço interno não ultrapassar 50% da capacidade das mesas, sendo mantido o distanciamento de dois metros entre as mesas, com a obrigatoriedade do uso de máscara (menos os sentados à mesa) e disponibilização de insumos para a higienização das mãos: álcool 70% em gel e dispensadores de sabão líquido e papel-toalha.
Continua vedado o sistema de self-service e música ao vivo.
Mantidos os quatro micropolos: Rua Dias Ferreira, no Leblon; Rua Olegário Maciel, na Barra; Rua Nelson Mandela, em Botafogo, e Praça Varnhargem, na Tijuca.
Quiosques com atendimento restrito ao calçadão, obedecendo as mesmas exigências para bares, restaurantes e afins.
Fonte: G1