A Prefeitura de Maricá concluiu nesta segunda-feira a compra do terreno onde será construída a Cidade da Segurança, complexo que vai concentrar operações da Guarda Municipal e o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com câmeras inteligentes e área de treinamentos.
O espaço reunirá sede administrativa, estande de tiros, estrutura para capacitações e a operação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), ampliando a integração entre Guarda Municipal e Polícia Militar.
O prefeito Washington Quaquá afirmou que o projeto está ligado à expansão do efetivo, ao uso de tecnologia e ao objetivo de fortalecer ações preventivas no município.
Segundo o secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, a estrutura acompanha o crescimento populacional e econômico da cidade e deverá receber, no futuro, guardas municipais de outros municípios para treinamentos.
A Codemar destacou que o complexo será estratégico para apoiar novos investimentos previstos para Maricá, ligados à instalação de indústrias e ao desenvolvimento de infraestrutura.
A parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar já resulta em indicadores de queda na criminalidade. Em 2025, Maricá registrou o menor índice de letalidade violenta desde 2003 e completou um ano e meio sem latrocínios. O sistema atual, com reconhecimento facial e monitoramento urbano, contabiliza neste ano 26 prisões, localização de cinco pessoas desaparecidas, recuperação de 109 veículos e mais de 300 ocorrências encaminhadas à delegacia.
A rede de vigilância inclui totens de segurança, quase 40 câmeras de reconhecimento facial e cerca de três mil câmeras integradas ao Ciosp.
Fonte: Prefeitura de Maricá