MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Prefeitura do Rio vai restaurar Estação da Leopoldina, terreno abrigará a Cidade do Samba 2 e unidades habitacionais

    Da Redação em 26 de Fevereiro de 2024    Informar erro
    Prefeitura do Rio vai restaurar Estação da Leopoldina, terreno abrigará a Cidade do Samba 2 e unidades habitacionais

    O Governo Federal assinou um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura do Rio para fazer a revitalização do histórico imóvel da Estação da Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho.
     
    O acordo prevê que a Prefeitura do Rio ficará responsável pela reforma do imóvel. Depois, a destinação do prédio será discutida entre o município e a União. A cooperação técnica inclui ainda a área que compreende as linhas férreas da antiga estação de trem. Será um espaço de múltiplo uso, com ocupação habitacional e equipamentos sociais.
     
    O anúncio fez parte do lançamento e apresentação do Programa de Democratização dos Imóveis da União, nesta segunda-feira (26/02), no Palácio do Planalto, em Brasília.
     
    O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia, que foi comandada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. 

    - Na prática, nós passamos a ter responsabilidade sobre aquele espaço. Já apresentamos, no ano passado, um projeto em que se previa a reforma do prédio da estação. A ideia é que ele seja ocupado, por exemplo, por escolas técnicas do Governo Federal. Também queremos fazer um centro de convenções, em parceria com o setor privado, ao lado do prédio antigo. E, na parte de trás, um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, além da Cidade do Samba 2. Então, essa é a direção que vamos caminhar. Agora é detalhar projetos e avançar nisso. É uma grande conquista para a cidade – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

    - Sou carioca e conheço bastante este imóvel, que infelizmente está sem utilização há algum tempo e precisando de reforma. A gente conseguiu chegar a um entendimento com a Prefeitura, que fará a reforma e depois a gente discutirá a utilização – disse a ministra Esther Dweck.

    A União também vai regularizar a situação do prédio na Rua Sara, 85, no Santo Cristo, que pertencia ao INSS e atualmente é utilizado pela ocupação Vito Giannotti. O programa  Minha Casa  Minha Vida Entidades vai ajudar na reforma do imóvel, beneficiando 26 famílias. 
     
    Fonte: Prefeitura do Rio


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      ALERJ aprova lei para atrair "nômades digitais", selo vai identificar estabelecimentos participantes
      Saiba Mais
      Prefeitura do Rio recua e flexibiliza circulação em faixa seletiva na Av. Brasil
      Saiba Mais
      Estudo prevê que show de Madonna deve movimentar R$ 300 milhões na economia do Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO