A estação Estação Maracanã do MetrôRio passa a se chamar oficialmente Estação Rei Pelé – Maracanã.
A mudança foi estabelecida pela Lei 11.116/2026, originada de projeto aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e sancionada pelo governador Cláudio Castro.
A proposta é de autoria do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) e foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (11). Com a sanção, o principal acesso ferroviário ao Estádio do Maracanã passa a homenagear permanentemente o maior ídolo da história do futebol brasileiro.
Autor do projeto na Alerj, Rosenverg Reis afirma que a lei reconhece a importância histórica de Pelé e sua ligação com o estádio.
“O novo nome da estação Maracanã valoriza ainda mais a memória do Pelé, os lances que ele protagonizou no estádio e sua contribuição para o futebol brasileiro”, afirmou o parlamentar.
O Maracanã foi palco de um dos momentos mais conhecidos da carreira do jogador: o milésimo gol. Também no estádio, em março de 1967, uma jogada de Pelé originou a expressão “gol de placa”, utilizada até hoje para definir lances de grande destaque técnico.
Conhecido como Rei do Futebol, Pelé nasceu em Três Corações e conquistou três títulos da Copa do Mundo FIFA com a seleção brasileira. O ex-jogador morreu em dezembro de 2022, aos 82 anos.
Fonte: ALERJ