MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Quem são os empreendedores da nova Lapa que os cariocas amam

    Da Redação em 04 de Fevereiro de 2020    Informar erro
    Quem são os empreendedores da nova Lapa que os cariocas amam

    A Lapa tem frequentadores de vários perfis, mas desde que explodiu como polo turístico e gastronômico muita coisa mudou naquela região, a começar pelos preços.
     
    As casas de mais sucesso passaram a receber muitos turistas e o perfil da boemia foi mudando nessa região com altos e baixos para o comércio.
     
    Ao mesmo tempo, Os Ximenes aumentava sua clientela e expandia seus negócios pela Lapa. Comandado pelos cearenses Eriberto e Regis, tio e sobrinho, o segredo desse bar e restaurante é vender cerveja barata, refeições saborosas com bons preços e petiscos com o menor preço do Rio. 
     
    A vida de Eriberto Ximenes Albuquerque (à esquerda na foto), conhecido como Ximeninho, é um roteiro de cinema. Natural de Groaíras, no Ceará, filho de agricultores, com apenas seis anos de idade cuidava dos animais da fazenda do pai e ainda surpreendia a todos ao fabricar bicicletas de madeira e outros objetos.
     
    Veio para o Rio com 16 anos e rapidamente se tornou o gerente do bar onde trabalhava na Lapa. Em 1968, é convidado para trabalhar no Roda Viva, uma grande casa na Urca que estava inaugurando.
     
    Certa vez, com a ausência do DJ, assume o seu lugar e passa a fazer festas de muito sucesso com repertório de música americana, rock, soul e twist. Ele ainda inovou introduzindo o som transistor, que era o que havia de mais moderno nessa época. E assim, passa a fazer discotecagem também para outras casas. Além disso, tem ainda a ideia de montar um estúdio, fotografar o público e vender as fotos no local.
     
    Em 2004, inaugura o primeiro restaurante Os Ximenes, onde funcionava um depósito de carrinhos na Lapa um lugar ainda depreciado pelo grande público. Mas isso foi por pouco tempo. O restaurante fica em frente à Escadaria Selarón, hoje um dos pontos turísticos mais movimentados do Rio de Janeiro.
     
    Formado em contabilidade, Régis se torna sócio do tio e rapidamente começam a expandir os negócios. A marca está presente hoje nos restaurantes da Praça João Pessoa e na Rua Riachuelo, ambos na Lapa, e o mais recente é o da Glória, onde funcionava o antigo Amarelinho da Glória. A ideia é expandir ainda mais, mantendo a qualidade e os bons preços que fazem a sua fama.
     
    O sucesso dos Ximenes mostra o perfil de uma nova Lapa que se delineia apesar das crises que a cidade vem enfrentando nos últimos tempos. A gente sabe que não é fácil, mas o exemplo desses empreendedores pode inspirar outros a trabalharem para o Rio voltar brilhar com toda sua força!


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Ponto facultativo nesta quarta e quinta na capital carioca
      Saiba Mais
      Edifício A Noite, na Praça Mauá, ganha iluminação cenográfica
      Saiba Mais
      Postos de gasolina em extinção na Zona Sul, terrenos estão virando projetos imobiliários
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Marli Soares:
        Boa tarde Por favor Nao estou acesando meu email Obgda


DIVULGAÇÃO