A Lapa tem frequentadores de vários perfis, mas desde que explodiu como polo turístico e gastronômico muita coisa mudou naquela região, a começar pelos preços.
As casas de mais sucesso passaram a receber muitos turistas e o perfil da boemia foi mudando nessa região com altos e baixos para o comércio.
Ao mesmo tempo, Os Ximenes aumentava sua clientela e expandia seus negócios pela Lapa. Comandado pelos cearenses Eriberto e Regis, tio e sobrinho, o segredo desse bar e restaurante é vender cerveja barata, refeições saborosas com bons preços e petiscos com o menor preço do Rio.
A vida de Eriberto Ximenes Albuquerque (à esquerda na foto), conhecido como Ximeninho, é um roteiro de cinema. Natural de Groaíras, no Ceará, filho de agricultores, com apenas seis anos de idade cuidava dos animais da fazenda do pai e ainda surpreendia a todos ao fabricar bicicletas de madeira e outros objetos.
Veio para o Rio com 16 anos e rapidamente se tornou o gerente do bar onde trabalhava na Lapa. Em 1968, é convidado para trabalhar no Roda Viva, uma grande casa na Urca que estava inaugurando.
Certa vez, com a ausência do DJ, assume o seu lugar e passa a fazer festas de muito sucesso com repertório de música americana, rock, soul e twist. Ele ainda inovou introduzindo o som transistor, que era o que havia de mais moderno nessa época. E assim, passa a fazer discotecagem também para outras casas. Além disso, tem ainda a ideia de montar um estúdio, fotografar o público e vender as fotos no local.
Em 2004, inaugura o primeiro restaurante Os Ximenes, onde funcionava um depósito de carrinhos na Lapa um lugar ainda depreciado pelo grande público. Mas isso foi por pouco tempo. O restaurante fica em frente à Escadaria Selarón, hoje um dos pontos turísticos mais movimentados do Rio de Janeiro.
Formado em contabilidade, Régis se torna sócio do tio e rapidamente começam a expandir os negócios. A marca está presente hoje nos restaurantes da Praça João Pessoa e na Rua Riachuelo, ambos na Lapa, e o mais recente é o da Glória, onde funcionava o antigo Amarelinho da Glória. A ideia é expandir ainda mais, mantendo a qualidade e os bons preços que fazem a sua fama.
O sucesso dos Ximenes mostra o perfil de uma nova Lapa que se delineia apesar das crises que a cidade vem enfrentando nos últimos tempos. A gente sabe que não é fácil, mas o exemplo desses empreendedores pode inspirar outros a trabalharem para o Rio voltar brilhar com toda sua força!