MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Quinta da Boa Vista vai ganhar banho de loja, restauração promete ser completa

    Da Redação em 13 de Maio de 2022    Informar erro
    Um dos locais mais emblemáticos da história do Brasil, a Quinta da Boa Vista, no bairro imperial de São Cristóvão,  sofrerá uma grande revitalização como parte de um conjunto de ações promovidas pela Prefeitura do Rio para a comemoração do Bicentenário da Independência.
     
    Executado pela Secretaria Municipal de Conservação, o projeto vai restaurar monumentos, além de recuperar diversos elementos do parque, como calçadas, quadras esportivas e banheiros, sob um investimento de R$ 14,6 milhões.
     
    – Tem muito tempo que esse parque não passa por uma reforma completa de seus equipamentos históricos, como as esculturas e os portões. Vamos buscar, ao longo dos próximos meses, até o dia 7 de setembro, ter esses espaços plenamente recuperados – disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao lançar a obra, acompanhado pela secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, e pelo subprefeito do Centro, Leonardo Pavão.
     
    As ações de revitalização ocorrem em duas frentes simultâneas: uma voltada para toda a área do parque e outra dedicada exclusivamente aos monumentos. As equipes vão recuperar o gradil que cerca a Quinta da Boa Vista; a pavimentação das vias internas; os meios-fios; as calçadas; as rampas de acessibilidade; duas quadras esportivas e uma em grama sintética; o campo de saibro e os banheiros.
     
    Também serão executadas melhorias no sistema de drenagem, com a limpeza do canal, a implementação de 30 metros de galerias de águas pluviais, 12 caixas de ralo e três poços de visita. Ainda estão previstos no plano de revitalização, o tratamento paisagístico do local, a demarcação de pista de corrida, a instalação de bancos e mesas de concreto, um deck em madeira para pedalinhos, um bicicletário e equipamentos para Academia da Terceira Idade (ATI).
     
    Já o trabalho nos monumentos começa pela Gruta e a Cascata. Também serão restaurados os quatro portões da Quinta da Boa Vista, o Templo de Apolo, o Pagode Chinês, os dólmens de meditação, as esculturas Canto das Sereias e Serpente, o busto de José Bonifácio, a estátua de D. Pedro II e os elementos em rocaille, como pontes, bancos e guarda-corpos.
     
    – A Prefeitura dá início, hoje, a uma das obras mais importantes em comemoração ao Bicentenário da Independência. Além da revitalização de todo o parque  da Quinta da Boa Vista, que envolve as pistas, as quadras, bancos e mesas, e os banheiros, uma reivindicação antiga dos frequentadores daqui, tem também a parte dos monumentos, como a estátua de Dom Pedro II, a Gruta e o Templo de Apolo. E, daqui a 15 dias, vamos começar a revitalização de todo o entorno da Quinta, recapeando vias como o Largo da Cancela, a Avenida Pedro II e a Avenida São Cristóvão. Em setembro, toda essa área estará de cara nova – afirmou a secretária de Conservação, Anna Laura.
     
    A revitalização também inclui o jardim-terraço, que pode ser visto da Alameda das Sapucaias, com previsão de início das obras para até 15 dias. E tanto o muro quanto a balaustrada, os vasos e os postes serão recuperados. Os ladrilhos hidráulicos da escada passarão por limpeza, enquanto nos canteiros o serviço a fazer é o de capina e recomposição.
     
     Fonte: Prefeitura do Rio


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Alerta Rio prevê ventos fortes e ressaca com ondas de até 4 metros
      Saiba Mais
      Centro de Convenções General Sombra: espaço de 1º mundo em Vassouras
      Saiba Mais
      Parque Eólico Gargaú, no norte do estado do Rio, produz energia para 80 mil pessoas
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO