MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Recuperação do Túnel Extravasor em Petrópolis vai evitar alagamentos no Centro Histórico

    Da Redação em 29 de Julho de 2024    Informar erro
    Recuperação do Túnel Extravasor em Petrópolis vai evitar alagamentos no Centro Histórico

    Executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, obras de recuperação do Túnel Extravasor, em Petrópolis, entraram em uma nova fase. (Divulgação SEIOP)


    As obras de recuperação do Túnel Extravasor, em Petrópolis, entraram em uma nova fase com a instalação das comportas que vão melhorar o escoamento das águas das chuvas, evitando alagamentos no Centro Histórico da Cidade Imperial.
     
    Executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, as intervenções são fundamentais para cumprir o plano de chuvas, que visa reduzir os efeitos de temporais e outras mudanças climáticas, aumentando a segurança para quem vive no bairro Quissamã.
     
    As novas comportas na entrada do túnel estão sendo instaladas pelas equipes no Rio Palatino, na altura da Rua Souza Franco. O trabalho também inclui serviços de concretagem no fundo da galeria subterrânea, que será inteiramente recuperada. Antes da recuperação do equipamento em 2022, o túnel não passava por manutenção desde que foi construído pelo governo federal na década de 1960.
     
    – A reforma da estrutura do Extravasor tem papel estratégico para reduzir os riscos de alagamento no Centro Histórico. Concluímos a primeira etapa no ano passado e a população já percebeu os efeitos positivos. A nova comporta terá um limitador para assegurar que, quando o volume de chuva ultrapassar o dispositivo, a água seja direcionada para dentro do extravasor - explicou Uruan Andrade, secretário de Infraestrutura e Obras Públicas.
     
    Na primeira etapa da obra, foram realizados trabalhos de requalificação do fluxo hidráulico para melhor escoamento das águas pluviais e redução dos riscos de alagamento, desobstrução e desassoreamento do piso do túnel. Nessa segunda fase das intervenções, cerca de 70 funcionários atuam em diferentes frentes de trabalho para recuperação do túnel, que tem 3,2 quilômetros de extensão – entre o Centro e o bairro Itamarati.
     
    – Esta é uma das obras mais importantes para Petrópolis. A intervenção recupera a segurança aos moradores do Quissamã e ajuda a reduzir os alagamentos no Centro Histórico, porque melhora o escoamento das águas que vêm de regiões como o Morin e o Alto da Serra, quando os temporais acontecem - destacou Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
     
    Na segunda etapa das obras de recuperação do Túnel Extravasor, que está em andamento, equipes atuam nos serviços para a colocação de comportas da galeria, no jateamento de concreto nas paredes e no teto, além de realizar a aplicação de resina anticorrosiva no concreto.
     
    A conclusão dos trabalhos está prevista para março de 2025. O investimento nas duas etapas é de R$ 71,7 milhões.
     
    Fonte: Governo do Estado RJ


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Ônibus do samba promete ser a sensação do verão carioca
      Saiba Mais
      Postos de gasolina em extinção na Zona Sul, terrenos estão virando projetos imobiliários
      Saiba Mais
      RIOinclui: jovens com deficiência vão atuar no Rock in Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO