MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Retirada de dinheiro em caixas eletrônicos despenca 60% na França

    Da Redação em 04 de Abril de 2020    Informar erro
    Retirada de dinheiro em caixas eletrônicos despenca 60% na França

    Em um contexto marcado pela epidemia de coronavírus, os consumidores estão abandonando o dinheiro. Assim como os comerciantes, cada vez mais gente recusa o pagamento em dinheiro como medida de precaução. Resultado: as retiradas de caixas eletrônicos despencaram 60% na semana passada em comparação com o mesmo período do ano passado, informaram a União Nacional Parisiense de Bancos e Crédito e o Cartão Bancário GIE.
     
    A queda nos saques chega a 76% em Paris. Ao mesmo tempo, os pagamentos sem contato aumentaram 4% e até 10% nas farmácias. A transportadora de fundos da Brink na França, por sua vez, registra uma queda de 50% na coleta de dinheiro dos comerciantes, .
     
    Ainda assim, "a probabilidade de contágio de um vírus por meio de uma cédula é muito baixa em comparação com outras superfícies" como "por exemplo, maçanetas, mãos, interruptores, cestas de compras", explicou Março na BFM Eco, porta-voz do BCE. 
     
    Um risco mínimo que não impediu a China de desinfetar seu yuan com raios ultravioletas e temperaturas muito altas e de destruir aqueles que vieram de áreas super-contaminadas. A própria Coréia do Sul removeu as notas de circulação por duas semanas para limpá-las. Os dólares devolvidos da Ásia também foram colocados em quarentena nos Estados Unidos. Na Europa, segue as instruções do BCE, segundo as quais "não há evidências de que os vírus tenham sido disseminados pelas notas".
     
    Além do medo de ser contaminado, a queda nos pagamentos em dinheiro também é sem dúvida explicada pela implementação do confinamento: os franceses saem menos e tomam providências. O que aumenta a conta e promove o pagamento com cartão de crédito. 
     
    No entanto, algumas associações alertam para o aumento do número de comerciantes que recusam dinheiro, enfatizando que a prática é ilegal. Especialmente porque "5% de nossos concidadãos não têm cartão de pagamento ou de retirada", lembra o parisiense Federação Nacional de Associações de Guardiães (Fnat), União Nacional de Associações Familiares (Unaf) e Unapei.
     
    Fonte: BFMTV


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Câmara do Rio aprova criação de "calçada da fama" em trecho da Av. Rio Branco
      Saiba Mais
      Web Summit Rio gerou R$ 1 bilhão em investimentos no Rio de Janeiro
      Saiba Mais
      Micro e pequenas empresas poderão renegociar dívidas com novo programa do governo
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO