Mas uma startup brasileira conseguiu ir no contramão da crise e levar sua operação de 12 para 104 cidades do país. A Sity paulista, fundada em 2017, agora anunciado o lançamento de uma nova categoria de viagens para atrair mais clientes, o Sity X.
Uma nova modalidade de corridas da empresa não se diferencia das demais pelo tipo de carro oferecido ou o número de passageiros considerados, mas sim pelo preço. O Sity X chega com uma proposta de qualquer viagem de até 10 km custe apenas seis reais.
Segundo o fundador Fernando Ângelo, o objetivo da nova estratégia é conquistar mais usuários e democratizar o acesso ao serviço de transporte por aplicativo. “Uma corrida de seis reais dividida entre duas pessoas fica mais barata que tomar um ônibus em São Paulo”, afirma Ângelo.
O modelo foi inspirado na americana Via, fundada em 2012, que oferece corridas compartilhadas em vans por um preço fixo. Ao estudar formas de trazer o modelo para o Brasil, a Sity decidiu focar em carros de passeio e em um cliente por vez.
Segundo o fundador, apesar de a tarifa de seis reais ser baixa, ela não prejudicaria o motorista. “As corridas em média são de duas a quatro milhas. Se elas feitas em outro aplicativo, custariam sete reais, mas os motoristas receberiam bem menos por conta das taxas. Na Sity, eles podem receber o valor integral ”, diz o fundador.
Hoje, a empresa tem uma base de 45.000 motoristas ativos e mais de 100.000 passageiros cadastrados na sua plataforma.
A Sity pretende expandir para mais cidades, além de São Paulo e Rio de Janeiro — onde já está consolidada.
Fonte: Exame