O governo do estado fechou acordo com a empresa francesa Poma para reativar o Teleférico do Complexo do Alemão. Será feita uma proposta técnica, com cronograma e orçamento para a realização do edital a partir de dezembro.
O Teleférico do Alemão está parado há mais de cinco anos. Com percurso total de 3,5 quilômetros e 152 gôndolas, o teleférico beneficiava 10 mil moradores das comunidades de Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras. No total, o deslocamento é de 16 minutos.
Representantes da Poma, que detém a exclusividade do sistema eletromecânico do equipamento, vistoriaram o teleférico no início de setembro e elaboraram um relatório técnico de danos. A proposta foi apresentada ao governador que solicitou análise de custos. A empresa vai ficar responsável pela tecnologia e revitalização do cabeamento e cabines.
Já as obras civis para recuperação das seis estações do sistema – que incluem instalações hidráulicas e sanitárias, aparelhos de ar condicionado e revestimentos – serão realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras. Com recursos oriundos da concessão dos serviços de saneamento, essa fase das intervenções está orçada em R$ 10 milhões e deve durar de 10 a 12 meses.
"Esperamos que as obras estejam com força total no ano que vem. Em relação às intervenções de obra civil, lançaremos o edital de licitação em dezembro", revelou o secretário Infraestrutura e Obras, Max Lemos.
Foto: Divulgação