O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) se mudou para a nova sede num edifício histórico de estilo eclético, inaugurado em 1926.
O Palácio da Democracia, como foi batizado, encontra-se na confluência das ruas da Alfândega e Quitanda, no Centro do Rio.
O prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e foi construído pela Companhia Construtora Nacional, a mesma responsável pelos projetos dos hotéis Copacabana Palace (1923) e Glória (1921).
Pertencente ao Governo do Estado, o edifício foi cedido ao tribunal e, desde novembro de 2022, passou por obras estruturais e de restauração detalhada. Com sete andares distribuídos em 30 metros de altura e uma área de 8,4 mil metros quadrados, o local abriga um imponente Grande Hall, com pé direito de 10 metros e quatro colunas em estilo helênico, revestidas em pedra sabão.
O interior é decorado com gradis em art nouveau, mármores de Carrara, maçanetas de bronze, vitrais e piso de mosaico geométrico.
O foyer é adornado por uma claraboia que permite iluminação indireta através de um prisma central. Originalmente, o prédio sediou o antigo Deutsche Ueberseeische Bank, conhecido como Banco Alemão Transatlântico. Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o banco foi liquidado e o edifício incorporado ao patrimônio da União.
A nova sede do TRE-RJ inclui espaços simbólicos da relação do tribunal com a sociedade, como o novo plenário para as sessões do Colegiado, um auditório, ambos com tratamento acústico e assentos para pessoas com mobilidade reduzida e obesidade, além do Espaço de Memória Desembargador José Joaquim Passos e da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ).
A presidência, a vice-presidência, a diretoria-geral, a Secretaria Judiciária e a Escola Judiciária Eleitoral mudaram de endereço no último dia 15. No entanto, a Ouvidoria e alguns outros setores da instituição continuam funcionando no prédio antigo, localizado na Avenida Presidente Wilson, 198, Castelo.
Fonte: O Dia