As obras de recuperação do Túnel Noel Rosa, que liga o bairro de Vila Isabel ao bairro de Riachuelo, serão retomadas no dia 4 de abril pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Os trabalhos nas duas galerias devem durar um ano e são aguardados com expectativa por quem passa pelo túnel diariamente.
Após inspeção e avaliação do estado das estruturas de concreto, ficou constatada a necessidade de intervenções no local, desgastado pela poluição, infiltrações e pelo tempo de uso sem reformas recentes. Essas infiltrações serão tratadas com reparos e melhorias no sistema de drenagem, além da limpeza e desobstrução das canaletas d’água.
A obra inclui revestimento de placas de cimento de 12mm nas paredes e a recuperação das juntas de dilatação e do pavimento do túnel. O Noel Rosa ainda vai ganhar novas sinalizações de trânsito e serviços de pintura e limpeza geral.
Inaugurado em 1975, o túnel de 720 metros de extensão é uma das vias de escoamento de trânsito mais importantes da cidade, e recebe, diariamente, mais de 30 mil veículos. A obra foi paralisada no final de 2016 e vai custar pouco mais de R$ 21 milhões, com duração prevista de 12 meses.
– O Noel Rosa é um túnel super importante que divide duas grandes regiões da cidade, a Grande Tijuca e a Zona Norte. A nova iluminação já deu sensação de segurança e, em breve, as pessoas vão poder transitar com o túnel totalmente reformado – explica Jorge Arraes, secretário Municipal de Infraestrutura.
Recentemente, o túnel ganhou 863 luminárias de LED e ações estratégicas antifurto, como blindagem da rede de eletricidade e instalação dos refletores no meio da pista para dificultar ações de vandalismo.
Fonte: Prefeitura do Rio