Atuando há 2 anos no Parque do Flamengo, a Fla.Gato cuida da colônia de gatos abandonados na área do Parque das Crianças, no mesmo espaço onde ficam a administração do parque e o pavilhão japonês.
O projeto não recebe nenhum tipo de apoio financeiro de órgãos públicos e é feito apenas com a colaboração de 45 voluntários e doações de alimentos, medicações, castrações, lares temporários, entre outros. Tudo é coordenado através das redes sociais e feito por puro amor à causa animal.
Nesta semana, a Fla.Gato procurou o Bafafá e pediu ajuda para denunciar uma série de atos de vandalismo, ou melhor, de maldade mesmo, que tem acontecido com os gatos nos últimos dias.
Por várias vezes os voluntários do turno da manhã encontraram uma "praça de guerra" com diversas casinhas quebradas, alguns gatos machucados e tudo literalmente de cabeça para baixo. Não bastasse, estão roubando as rações e algumas casinhas.
Ironicamente, os covardes atacam no mesmo local onde fica a base do Aterro Presente, mas como o policiamento não funciona de madrugada, os bandidos continuam impunes.
Maltratar animais é crime e o setor público precisa urgentemente tomar providências já que a questão vai além da proteção animal. É um caso de segurança pública!
A gestão da Fla.Gato junto a seus voluntários, estão buscando soluções que possam não só inibir os ataques de vandalismo, mas também melhorar as condições do local para qualquer pessoa que utilize a área. Para isso, sugerem:
- Iluminação em todo o Parque para inibir a violência, beneficiando, inclusive as pessoas que passam na área externa do Parque;
- Câmeras de segurança;
- Treinamento dos Guardas do Aterro Presente sobre a lei contra abandono e violência animal, para que eles atuem nesses casos;
- Guardas do Aterro Presente à noite ou grades com portões no local para que a noite possa ser fechado (como é no Campo de Santana);
- Instalação de casas para os gatos, igual as que foram feitas na ação da colônia da Prefeitura.
Estamos todos estarrecidos com essa violência gratuita. O abandono de animais é um problema sério que só é amenizado graças ao trabalho voluntário de pessoas que se dedicam à esta causa.
Nas colônias, os gatinhos são conhecidos pelos seus nomes, são cuidados com todo carinho por parte dos voluntários que sabem das necessidades especiais de cada um.
"É muito triste ver os bichinhos amedrontados e perdendo as suas casinhas, que são as únicas referências e proteções deles", comenta uma das voluntárias.
Precisamos urgentemente impedir que essa violência continue! Vamos compartilhar muito até chegar aos órgãos competentes. Pessoas que fazem mal a bichinhos inocentes são uma ameaça à toda a sociedade!
Para saber mais sobre a Fla.Gato, acesse as redes sociais:
Instagram:
@fla.gato
Atualizando: A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais - SMPDA entrou em contato com a gestão da Fla.Gato e prometeu uma solução. Esperamos que cumpram logo