Em benefício do Natal do Hemorio, para arrecadação de brinquedos e incentivo à doação de sangue, no dia 13 de dezembro, 6ªf, às 11h30, palhaços-músicos da Cia Sapato Velho farão o Cortejo Fin Fon Fon, aberto ao público, nas escadarias do hospital.
Se rir é o melhor remédio, a Cia Sapato Velho possui a missão de fazer sorrir com apresentações em hospitais e locais de vulnerabilidade emocional e social com palhaços-músicos.
Com o intuito de arrecadar brinquedos para as crianças internadas no Hemorio, e incentivar a doação de sangue, a Cia Sapato Velho foi criada pelos palhaços, produtores e atores Anneli Olljum, Dio Jaime Vianna de Almeida e Paulo Hartung e chega aos 12 anos desejando levar cada vez mais alegria para crianças e seus familiares.
Diversão é a palavra quando a Cia Sapato Velho chega nas enfermarias, corredores e até em Centros de Terapia Intensiva, com seus palhaços-músicos como uma fanfarra, quando apresentam repertório especial para o perfil de cada instituição.
Com registro em vídeo que colabora para a comunicação nos meios digitais, as imagens também ampliam as apresentações realizadas nos hospitais para as pessoas que acompanham o tratamento de seus familiares à distância. Sapato de Hospital chega ao Hemorio, INCA e INC entre dezembro de 2024 e maio de 2025, com 12 apresentações nas dependências de cada instituição, com cortejo musical que abre e fecha o projeto ao longo dos seis meses.
Apresentado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana e do Programa Integra Rio, o Projeto Cia Sapato Velho Convida, busca promover a inclusão de um público com pouco ou nenhum acesso às políticas culturais públicas. Com isso, a trupe fortalece a troca e a integração junto a profissionais da Cultura e da Saúde da cidade. As apresentações do Sapato de Hospital e dos Cortejos se propõem a levar uma pluralidade de linguagens, com música ao vivo, circo, teatro, marionetes, malabares e contação de histórias, permeados pela linguagem da palhaçaria.
Classificação: livre
Aberto ao público
Atividade: Cortejo musical e coleta de brinquedos novos para o Natal das crianças, entre 3 a 12 anos, internadas no Hemorio. Após apresentação, a entrega dos brinquedos pode ser realizada no Setor de Humanização do Hemorio.
Palhaços musicais Cortejo Fin Fon Fon: Anneli Olljum (Palhaça Couve-flor), Dio Jaime Vianna (Palhaço Tatuí), Fernando Gasparini (Palhaço Celestino), Michel Moreaux (Palhaço Miúdinho), Daniel Pimenta (Pimentão), Leonam Thurler (Palhaço Onófre) e Miguel Maron (Miguelito)
Direção artística, Figurinos e adereços: Anneli Olljum
Direção musical: Dio Jaime Vianna de Almeida
Produção e realização: Cia. Sapato Velho e Couve-flores Produções
• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE
Hemorio | www.hemorio.rj.gov.br | aci@hemorio.rj.gov.br
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
Instagram: @sapatodehospital, @ciasapatovelho e @ciasapatovelhocorporativo
Facebook: www.facebook.com/ciasapatovelho