Organizado por um grupo de cariocas liderado pela estilista Daniella Martins, o Doar Fashion nasceu em 2011, quando ela decidiu fazer uma limpa em seu próprio armário e de um grupo de amigas para transformar vestidos, saias, casacos, bolsas, sapatos e acessórios em uma ação de apoio a organizações do terceiro setor.
O projeto deu certo e o evento doa o valor arrecadado para 14 instituições de cunho social. Este ano, ocupa quase o dobro do espaço do ano passado, quando foram arrecadados mais de um milhão de reais.
O evento inclui roupas de coleções recentes, ainda com etiqueta, de marcas como Andrea Marques, Animale, Denise Stewart, Eliza Conde, Emi Beachwear, Foxton, Granado, Gringa, Julia Golldenzon, Maria Filó, Patricia Viera e Reserva, entre outras.
Uma sala de 170 metros quadrados será dedicada aos chamados itens especiais: bolsas, sapatos e roupas de marcas internacionais ou designers nacionais consagrados.
“O Doar Fashion é um grande movimento colaborativo. Através de um time cada vez maior de voluntários, cuidamos de todo o processo, desde a captação das doações, reciclagem e reaproveitamento. Incentivamos uma moda circular do bem, que só em 2023 beneficiou mais de 3 mil pessoas”, conta a estilista Daniella.