O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), agência da ONU para refugiados, lançou uma campanha de doação online para ampliar a assistência às famílias atingidas pelos fortes tremores de terra que devastaram diferentes regiões da Venezuela.
A mobilização busca arrecadar recursos para atender às necessidades mais urgentes da população afetada.
Os dois terremotos provocaram o desabamento de casas e causaram graves danos a hospitais, sistemas de abastecimento de água e redes de eletricidade. Diante da situação, foi decretado estado de emergência, enquanto milhares de pessoas tiveram de deixar suas residências e perderam praticamente todos os seus bens.
O desastre agrava uma crise humanitária que já afetava o país. Nos últimos anos, quase 7 milhões de venezuelanos deixaram a Venezuela, e milhões dos que permaneceram enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos e condições adequadas de sobrevivência.
Com a nova emergência, cresce a demanda por abrigo, água potável, itens de primeira necessidade e proteção. Equipes do ACNUR estão nas áreas atingidas mobilizando assistência humanitária e distribuindo os suprimentos de emergência disponíveis, ao mesmo tempo em que trabalham para ampliar a capacidade de resposta diante do aumento das necessidades.
Segundo a agência da ONU, as doações permitirão reforçar o atendimento às famílias afetadas e garantir que mais pessoas recebam apoio durante a fase mais crítica da emergência.
Fonte: ONU