A cidade de Santiago, capital do Chile, ganhou um dos maiores terminais de ônibus elétricos da América Latina denominado de “El Conquistador de Maipú”. Este terminal, de mais de 15.000 m², permitirá a incorporação de 215 ônibus elétricos ao sistema.
Teve um custo de mais de 80 milhões de dólares, dos quais 8 milhões foram usados para a construção e os restantes 72 milhões para a compra de ônibus.
“Esses 215 ônibus elétricos vão economizar 38.000 toneladas de CO2 por ano. É equivalente ao CO2 capturado por 2 milhões de árvores. Ou seja, equivale a uma floresta do tamanho da comuna de Santiago.
A planta inaugurada é abastecida 100% com energia limpa graças ao uso de painéis solares. Além disso, o terminal vai beneficiar mais de 2 milhões de pessoas que usam o transporte público em Santiago.
Conforme explicado pelas autoridades, os novos ônibus incluem carregadores USB que estarão disponíveis para os usuários. Eles também têm rede de internet wi-fi, câmeras de segurança e ar condicionado.
Atualmente, a rede de transporte público de Santiago conta com 6.700 ônibus e, com a inauguração deste terminal, 776 deles serão elétricos na Região Metropolitana. Com isso, já existem um total de 10 terminais elétricos em operação no Chile.
Fonte: CNN