A G-20, que será realizada no Rio de Janeiro de 14 a 16 de novembro de 2024, é uma iniciativa da Presidência brasileira do G-20, com o objetivo de dar voz à sociedade civil e promover o diálogo entre diferentes esferas da sociedade.
Este evento, que antecede a Cúpula de Líderes do G-20, reunirá no Píer Mauá e no Boulevard Olímpico, na Região Portuária, representantes de movimentos sociais, organizações e cidadãos engajados em temas como sustentabilidade, combate à fome e valorização das culturas locais.
Durante três dias, o Rio será palco de debates, painéis e atividades focadas em soluções colaborativas para os maiores desafios globais, com o objetivo de fortalecer a participação da sociedade no processo de tomada de decisões dos líderes das maiores economias do mundo.
O documento final da Cúpula Social, que será elaborado ao longo do evento, será entregue ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como uma contribuição significativa da sociedade civil para os debates da Cúpula de Líderes do G-20, nos dias 18 e 19 de novembro.
No Espaço Kobra, especialistas e movimentos sociais, representando a sociedade civil, participarão de debates e atividades. Simultaneamente, no Armazém Utopia, ocorrerá a Cúpula do Urban 20 (U20), grupo de engajamento das cidades do G20 Social.
O Urban 20 Rio Summit reunirá mais de 60 prefeitos e 150 delegações de cidades de países integrantes do G20. O encontro visa a fortalecer o papel dos municípios como agentes de mudança e liderança nas questões globais que afetam a economia, o meio ambiente e o bem-estar das populações urbanas.
Feira G-20 Social no Boulevard Olímpico: Produtos, Cultura e Sustentabilidade em Exposição
Uma das atrações da Cúpula Social do G-20 será a Feira G-20 Social, que ocupará o Boulevard Olímpico, no centro do Rio, durante os três dias do evento. Foram selecionados 146 expositores de um total de 264 propostas inscritas, representando cooperativas, associações e editoras de diversas partes do Brasil.
A feira reunirá produtos e serviços de artesanato, alimentos agroecológicos, literatura e divulgação de iniciativas sociais, refletindo o compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento das economias locais.
Os expositores estarão organizados em barracas temáticas, alinhadas aos grandes eixos da Cúpula Social: Sustentabilidade, Combate à Fome e Cultura dos Povos.
A feira será uma excelente oportunidade para o público interagir com iniciativas que têm impacto positivo nas comunidades, além de adquirir produtos que promovem a economia solidária e a preservação ambiental.
As barracas estarão abertas todos os dias, das 9h às 19h, criando um ambiente de troca de experiências, aprendizado e comercialização de produtos e serviços que alinham impacto social e sustentabilidade.
A Feira G-20 Social no Boulevard Olímpico não será apenas um espaço de exposição, mas um ponto de encontro para aqueles que acreditam no poder da colaboração, autogestão e solidariedade.
Com a realização deste evento, o G-20 Social no Rio se consolida como um marco na busca por soluções coletivas e transformadoras para os desafios globais, com a participação ativa da sociedade civil.