MAIS COISAS >> Sustentabilidade

  • Índios Guarani Mbyá, a aldeia a 50 km do Rio onde o português quase nunca é falado

    Da Redação em 04 de Março de 2021    Informar erro
    Na Aldeia Mata Verde Bonita, índios Guarani Mbyá se comunicam na língua materna, um idioma indígena do tronco tupi-guarani. Localizada em Maricá, a pouco mais de 50 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, cerca de 60 pessoas mantém uma tradição milenar. Nesse lugar, em meio a casas de barro com teto de sapê e construções simples de madeira, o português quase nunca é falado.
     
    A Aldeia Mata Verde Bonita, construída no início de 2013, abriga cerca de 20 famílias da etnia Guarani Mbyá, originárias de Paraty, no sul fluminense.
     
    No local, a língua franca é a variedade mbyá do guarani, um idioma indígena do tronco tupi-guarani, falado por milhares de indígenas (e até não indígenas) no Sul e no Centro-Oeste do Brasil e em países vizinhos, como a Bolívia e o Paraguai.
     
    Das coisas mais simples, como pedir um objeto, às mais elaboradas, como a prática de rituais e festas, tudo é feito por meio do guarani. “A gente só usa o português para fazer contato com o que a gente chama, na linguagem indígena, de juruá ou homens brancos. Usar o guarani é uma maneira que a gente achou de reforçar nossa raiz”, afirma Darcy Tupã, uma das lideranças da aldeia.
     
    Outra liderança da aldeia, Miguel Veramirim, diz que a primeira língua aprendida pelas crianças é o guarani. Apenas quando elas têm 5 anos ou 6 anos, elas começam a aprender o português, seja por causa da televisão seja pelo contato com visitantes.
     
    A aldeia está fechada à visitação, cumprindo o isolamento social que tem funcionado para evitar uma curva ascendente de casos da doença na cidade. 
     
     
     
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA