Abriu ao público o parque ambiental criado há 25 anos em Aimorés, MG, por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado. Num terreno antes degradado e seco o casal trouxe uma floresta inteira de volta à vida.
Hoje abriga uma linda floresta que virou RPPN, Reserva Particular do Patrimônio Natural. Com ciência, educação ambiental e transformação social, o Instituto Terra mostra que a humanidade pode recuperar aquilo que destruiu, resgatando o verde, a água e os animais.
Por conta da atuação do Instituto Terra liderado pelo renomado fotógrafo, milhares de hectares de áreas degradadas de Mata Atlântica no Vale do Rio Doce e mais de duas mil nascentes estão em processo de recuperação.
Com o passeio, que começou este sábado (29/04) o público pode conhecer um jardim encantador e sentir na pele a riqueza da biodiversidade e uma floresta renascendo!
Confira 6 informações essenciais para saber antes de visitar o Instituto Terra!
Anota na agenda: As visitas ocorrem de terça a domingo em dois horários, das 8H00 às 11H00 e 13H00 às 16H00. É rápido e fácil adquirir seu ingresso
no Sympla.
A visita é autoguiada e cada visitante tem a oportunidade de conhecer o jardim de plantas exóticas ornamentado por Lélia Deluiz Wanick Salgado e a incrível exposição de fotos da Exposição Êxodos de Sebastião Salgado, além de contemplar o entorno do verde e da biodiversidade, a experiência é uma verdadeira imersão na história do Instituto.
Toda quarta-feira e também no 1º e 3º sábado de cada mês a visita é gratuita ao público, sendo necessário também a retirada de ingresso pelo sympla.
Para entrar no Instituto Terra, é necessária a apresentação do ingresso e de documento com foto.
O visitante é responsável pela sua segurança e pertences, a Bacia do Rio Doce é quente, recomenda-se o uso de boné/chapéu, calça e sapato fechado, garrafa de água, repelente e protetor solar.
Preservar e respeitar acima de tudo! Por isso, é vedada a entrada de animais domésticos, bebidas alcoólicas, produtos inflamáveis, caixas de som e a entrada sem camisa e em trajes de banho, bem como danificar ou levar qualquer elemento da Flora e Fauna locais.
E como chegar?
Se você vem de ônibus ou carro…
Vitória (ES) até Aimorés (MG): 184km
Belo Horizonte (MG) até Aimorés (MG): 458 Km
Porque não uma viagem de trem?
Vitória (ES) x Aimorés (MG): 7h – 10h22 | Aimorés (MG) x Vitória (ES): 16h49 – 20h30
Belo Horizonte (MG) x Aimorés (MG): 7h – 16h54 | Aimorés (MG) x Belo Horizonte (MG): 10h28 – 20h10
Para adquirir a passagem, clique aqui
O Instituto Terra está a aproximadamente 2,5 km da estação ferroviária/rodoviária de Aimorés/MG.
*Para realização de uma visita guiada, que contempla trilhas, visita ao viveiro de mudas e troca de informações, será necessário agendamento prévio e consulta dos valores com o setor responsável através do e-mail: visitas@institutitoterra.org ou pelo WhatsApp (33) 99845-4181.
Fonte: Instituto Terra