MAIS COISAS >> Sustentabilidade

  • Maker Day Brasil 2021 tem como tema sustentabilidade e responsabilidade ambiental

    Da Redação em 14 de Setembro de 2021    Informar erro
    Local: Maker Day
    DATA : 25/09/2021
    A quarta edição do Maker Day Brasil 2021 terá como tema a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. A Green edition contará com oficinas para crianças e jovens com foco no reaproveitamento e na reciclagem de materiais. 
     
    No dia 25 de setembro, 24 American Spaces em todo o Brasil participam das atividades. O movimento maker se baseia na ideia de que, de forma colaborativa, é possível transformar conhecimento em ação.
     
    O evento é promovido pelo Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU) em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e outros centros binacionais.
     
    Em tempos de mudanças climáticas e mobilizações pela preservação do Meio Ambiente, o desafio das próximas gerações será o de agir sobre a crise ambiental propondo alternativas para melhorar a gestão dos recursos naturais e dos resíduos produzidos pela ação humana.
     
    Nesse contexto, a Cultura Maker e os Maker spaces têm muito a contribuir, pois têm em sua base os princípios da investigação e da solução de problemas por meio da tecnologia e da criatividade. No Ibeu, o Maker Day Brasil 2021 que acontece no formato online, é gratuito e aberto ao público.
     
    O evento busca estimular a reflexão e conscientizar sobre a necessidade de se repensar o modelo de consumo e de agir localmente.
        
    PROGRAMAÇÃO:
     
    *Repensar – Recusar: Desplastifique
    Horário: 9h às 9h40
    Público-alvo: Todas as idades
     
    Descrição: O objetivo da atividade é refletir sobre o impacto de mudanças de hábitos na sociedade de consumo usando como exemplo a política dos 5Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, que visa reduzir a geração de resíduos a partir da mudança de comportamento diante do consumo e na forma como as empresas lidam com os resíduos gerados. Na oficina, vamos fazer juntos: pano encerado para substituir o plástico, ecobag com camiseta, pequenos sacos de lixo a partir de folhas de jornal e potinhos utilitários.
     
    *Que bicho é esse? (com Museu Nacional)
    Horário: 10h às 11h
    Público-alvo: 6 a 10 anos
     
    Descrição: A equipe de educadores apresentará os exemplares taxidermizados de um Bicho Preguiça, um Macaco Bugio e um Sagui do Tufo Branco em aproximadamente 15 minutos. A mediação dará destaque para as características físicas e hábitos de locomoção, alimentar, vocalização, ambiente em que vivem, contato com o homem e suas consequências. Após esse momento, a equipe irá convidar os participantes a confeccionarem um exemplar de um bicho criado por eles, imaginando o que ele seria capaz de fazer com as ferramentas que lhe atribuírem.
     
    Materiais necessários: Entre 3 e 5 rolos de papelão (usados em bobinas de papel higiênico, filme ou plásticos); caixas de embalagens de variados tamanhos; pedaço de barbante; tampas de garrafa (variadas cores e tamanhos); papéis reutilizáveis de variados tipos e tamanhos (retalhos de outras atividades, descartes de papel ofício, propaganda ou embalagens); cola; canetinhas, fita crepe ou durex e tesoura.
     
     
    *Bora batucar com o Ibeu (com Mestre Riko)
    Horário: 11h às 12h
    Público-alvo: 4 a 11 anos
     
    Descrição: Mestre Riko fará uma breve apresentação de sua trajetória. Depois, mostrará alguns instrumentos que podem ser feitos a partir de material reciclável e ensinará os participantes a criarem seus próprios instrumentos. Após a montagem, os participantes tocarão os instrumentos criados ao som da música “Mas que nada”.
     
    Materiais sugeridos: 2 garrafas pet; 2 copos de café; fita durex; caneta; elásticos; barbante; tampinhas de plástico (várias); argola para prender pedaços de barbante e que dê para a criança segurar; tesoura; agulha ou prego de metal; e um punhado de arroz, entre outros.
     
    OBS: Será necessária a ajuda dos pais.
     
    *Reduzir – Menos lixo
    Horário: 14h às 14h40
    Público-alvo: Todas as idades
     
    Descrição: O objetivo da atividade é refletir sobre o impacto de mudanças de hábitos na sociedade de consumo usando como exemplo a política dos 5Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, que visa reduzir a geração de resíduos através da mudança de comportamento diante do consumo e na forma como as empresas lidam com os resíduos gerados.
     
    A atenção estará voltada para o consumo desnecessário e também para que sejamos críticos em relação ao que consumimos. Na oficina, aprenderemos a fazer: eco pad, organizadores de caneta com calça jeans, eco-friendly Rug e puff com garrafa pet.
     
     
    As inscrições poderão ser feitas até o dia 24/09, às 20h. Vagas limitadas.


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Estação Ecológica da Guanabara, o pantanal carioca
      Saiba Mais
      Niterói testa ônibus elétrico e faz consulta pública para comprar 40 unidades
      Saiba Mais
      Bolas de Lama, projeto da UFF promete limpar lagoas da Maricá em seis meses
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO