Um lugar no coração do morro do Vidigal virou o Parque Ecológico Sitiê construído com material reaproveitado de um antigo lixão.
Pneus, pias e até vasos sanitários hoje servem de moldura para diferentes tipos de plantas. A iniciativa deu certo a partir da criação de uma horta que seduziu os moradores da comunidade e hoje produz mais de 700 quilos de frutas e legumes. Além de não jogarem mais lixo na área eles cuidam da plantação e da manutenção do parque, oficialmente criado no último dia 7 de setembro de 2016. A iniciativa, do músico Mauro Quintanilha, nascido e criado no Vidigal, promove oficinas, eventos musicais e campanhas de conscientização. O parque tem um visual do mar maravilhoso e serve de acesso ao Caminho do Céu que leva ao pico do Morro Dois Irmãos. O sucesso é tanto que vem sendo tema de inúmeras reportagens de TVs do mundo inteiro, revistas de meio ambiente e referência em eventos ambientais.
Dica: quando chegar no Vidigal pegar uma kombi ou moto-taxi até o Biroscão, ponto de referência da comunidade. Uma vez lá descer na praça onde uma placa indica Parque Ecológico. No final da praça é só descer as escadas de pneus até o Sitiê.
Foto: Divulgação