MAIS COISAS >> Sustentabilidade

  • Prainha tem o primeiro quiosque da orla carioca com usina solar para geração de energia elétrica

    Da Redação em 23 de Junho de 2022    Informar erro
    Prainha tem o primeiro quiosque da orla carioca com usina solar para geração de energia elétrica

    Instalação de usina solar em quiosque da Prainha


    A Prainha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro tem o primeiro quiosque da orla carioca a investir em energia limpa e sustentável com usina solar para geração de energia elétrica. A iniciativa faz jus a uma das praias mais preservadas e paradisíacas da cidade, que não conta com energia elétrica e permanece praticamente intocada há mais de cinco décadas, desde que a primeira geração de surfistas começou a desbravar suas ondas.

    O sistema off grid (fora da rede elétrica), instalado pela SolarOn com equipamentos Renovigi, tem capacidade de 5.4kWp e conta com dez painéis fotovoltaicos e duas baterias para armazenar a energia que será usada quando não há sol. O investimento foi de R$ 77 mil e vai permitir ao quiosque Layback Soul Prainha Rio instalar uma chopeira, geladeira e freezer.
     
    A inauguração da usina aconteceu na abertura do LayBack Pro, etapa da Liga Mundial de Surf (WSL) no dia 15 de junho. Esta é a primeira vez que a Prainha, detentora da Bandeira Azul, selo internacional de qualidade ambiental, recebe um campeonato mundial de surf.
     
    Bill Tassinari, um dos sócios do quiosque LayBack, comenta que aproveitou o momento de modernização do espaço para trazer um sistema mais eficiente de geração de energia limpa, e que servisse igualmente de conscientização ambiental, dada a importância conservacionista da área, abrangida pelo Parque Natural Municipal da Prainha. 
     
    A energia solar não emite gases poluentes, por isso é considerada uma importante aliada na redução do aquecimento global. Torcemos para que cada vez mais empreendedores cariocas invistam em iniciativas como essa! Atitudes de sustentabilidade e consciência ambiental valorizam ainda mais nossa cidade. 


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Área dada como perdida por derramamento de óleo se recupera na Baía de Guanabara
      Saiba Mais
      Verde que faz bem: A importância das plantas no ambiente doméstico, dicas de como cuidar
      Saiba Mais
      Pesquisadora brasileira Suely Machado Carvalho é uma das sete vencedoras do Prêmio Ozônio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO