A Ocean Cleanup é uma organização ambiental de engenharia sem fins lucrativos com sede na Holanda, que desenvolve tecnologia para extrair a poluição plástica dos oceanos e interceptá-la nos rios antes que ela chegue ao oceano.
Após testes iniciais e prototipagem no Mar do Norte, eles implantaram seu primeiro protótipo em escala real na Grande Mancha de Lixo do Pacífico.
Eles também criaram a versão fluvial, projeto também muito bem-sucedido, para evitar o despejo de lixo plástico de rios nos oceanos.
Em 2022, o primeiro Interceptor Original foi implantado com sucesso em Ballona Creek, perto de Los Angeles, Califórnia.
A organização realiza pesquisas científicas sobre a poluição plástica oceânica. Foi fundada em 2013 por Boyan Slat, um inventor-empresário de origem croata e holandesa que atua como seu CEO.
Seu sistema oceânico consiste em uma barreira flutuante na superfície da água nos giros oceânicos, que coleta detritos marinhos à medida que o sistema é empurrado pelo vento, ondas e correntes e desacelerado por uma âncora marítima.
O sistema é composto por uma grande linha flutuante com dois barcos em cada uma das extremidades. A linha é puxada pelos dois barcos, formando uma espécie de funil para uma grande rede que armazena o plástico flutuante.
O projeto visa lançar um total de 60 desses sistemas, e eles preveem que essa capacidade pode limpar 50% dos detritos na Grande Porção de Lixo do Pacífico em cinco anos a partir da implantação em grande escala.
O plástico recolhido é reciclado é utilizado na fabricação de óculos de sol pela Ocean Cleanup. A venda desses óculos ajuda no financiamento da pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e na própria limpeza dos oceanos. Além disso, a ideia é fazer mais produtos reciclados.
A organização ambiental holandesa considera a tecnologia extremamente poderosa na restauração de grande parte dos oceanos.
Por 199 euros, é possível adquirir um par destes óculos de sol. A receita obtida com apenas uma unidade permite limpar uma área de 24 campos de futebol.
O Ocean Cleanup é financiado principalmente por doações e patrocinadores, incluindo a Maersk, o CEO da Salesforce.com, Marc Benioff, a Julius Baer Foundation e a Royal DSM.
The Ocean Cleanup levantou mais de 2 milhões de dólares com a ajuda de uma campanha de crowdfunding em 2014.
Fonte: Ocean Cleanup