MAIS COISAS >> Sustentabilidade

  • Projeto Ocean Cleanup pretende limpar, em cinco anos, 50% do lixo no Pacífico

    Da Redação em 05 de Novembro de 2023    Informar erro
    Projeto Ocean Cleanup pretende limpar, em cinco anos, 50% do lixo no Pacífico

    A Ocean Cleanup é uma organização ambiental de engenharia sem fins lucrativos com sede na Holanda, que desenvolve tecnologia para extrair a poluição plástica dos oceanos e interceptá-la nos rios antes que ela chegue ao oceano.
     
    Após testes iniciais e prototipagem no Mar do Norte, eles implantaram seu primeiro protótipo em escala real na Grande Mancha de Lixo do Pacífico. 
     
    Eles também criaram a versão fluvial, projeto também muito bem-sucedido, para evitar o despejo de lixo plástico de rios nos oceanos.
     
    Em 2022, o primeiro Interceptor Original foi implantado com sucesso em Ballona Creek, perto de Los Angeles, Califórnia.
     
    A organização realiza pesquisas científicas sobre a poluição plástica oceânica. Foi fundada em 2013 por Boyan Slat, um inventor-empresário de origem croata e holandesa que atua como seu CEO. 
     
    Seu sistema oceânico consiste em uma barreira flutuante na superfície da água nos giros oceânicos, que coleta detritos marinhos à medida que o sistema é empurrado pelo vento, ondas e correntes e desacelerado por uma âncora marítima.
     
    O sistema é composto por uma grande linha flutuante com dois barcos em cada uma das extremidades. A linha é puxada pelos dois barcos, formando uma espécie de funil para uma grande rede que armazena o plástico flutuante.
     
    O projeto visa lançar um total de 60 desses sistemas, e eles preveem que essa capacidade pode limpar 50% dos detritos na Grande Porção de Lixo do Pacífico em cinco anos a partir da implantação em grande escala.
     
    O plástico recolhido é reciclado é utilizado na fabricação de óculos de sol pela Ocean Cleanup. A venda desses óculos ajuda no financiamento da pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e na própria limpeza dos oceanos. Além disso, a ideia é fazer mais produtos reciclados.
     
    A organização ambiental holandesa considera a tecnologia extremamente poderosa na restauração de grande parte dos oceanos.
     
    Por 199 euros, é possível adquirir um par destes óculos de sol. A receita obtida com apenas uma unidade permite limpar uma área de 24 campos de futebol. 
     
    O Ocean Cleanup é financiado principalmente por doações e patrocinadores, incluindo a Maersk, o CEO da Salesforce.com, Marc Benioff, a Julius Baer Foundation e a Royal DSM.
     
    The Ocean Cleanup levantou mais de 2 milhões de dólares com a ajuda de uma campanha de crowdfunding em 2014.
     
    Fonte: Ocean Cleanup

    VÍDEOS

    Ocean Cleanup


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Niterói tem projeto-piloto de compostagem de lixo em comunidades, meta é reduzir 53 toneladas de resíduos
      Saiba Mais
      Árvore é redescoberta na Amazônia depois de 86 anos por pesquisadores do Jardim Botânico do Rio
      Saiba Mais
      Pesquisadora brasileira Suely Machado Carvalho é uma das sete vencedoras do Prêmio Ozônio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO