MAIS COISAS >> Sustentabilidade

  • Reserva Biológica de Guaratiba, ecossistema intocado e protegido pela UNESCO

    Da Redação em 08 de Junho de 2021    Informar erro
    Reserva Biológica de Guaratiba, ecossistema intocado e protegido pela UNESCO
    Local: Reserva Biológica de Guaratiba
    ENDEREÇO: Estrada da Matriz nº 4.485. Guaratiba - Rio - RJ
    CONTATO: (021) 2333-6984
    DETALHES: Visitação: São permitidas apenas visitas de cunho educacional e para a realização de pesquisas científicas, mediante prévia autorização.
    Com aproximadamente 3.360 hectares, a Reserva Biológica Estadual de Guaratiba (RBG) protege importante remanescente de manguezal na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, associado à Baía de Sepetiba. 
     
    Trata-se de ecossistema de grande valor ambiental, econômico e social, por oferecer inúmeros serviços ambientais, dentre os quais a manutenção da diversidade biológica; a oferta de pontos de repouso e alimentação para diversas espécies de aves migratórias; a prevenção de inundações; além de servir como fonte de matéria orgânica para águas adjacentes, constituindo a base da cadeia trófica (de alimentação) de espécies de importância econômica e ecológica.
     
    As florestas de mangue respondem por 1.601,34 hectares da área da Unidade; planícies hipersalinas ou apicuns cobrem cerca de 704,10 hectares, além de áreas úmidas e áreas alteradas em diferentes estágios de regeneração. A vegetação, composta por espécies como Rhizophora mangle, Avicennia schaueriana e Laguncularia racemosa, apresenta elevado grau de heterogeneidade estrutural, com grande riqueza de fisionomias vegetais.
     
    Foi criada pelo Decreto Estadual nº 7.549, de 20 de novembro de 1974, com o objetivo de preservar manguezais e sítios arqueológicos, tendo sido  inicialmente denominada Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba. 
     
    A RBG é também parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica declarada pela Unesco, em 1992. Integra ainda o Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar e o Mosaico Carioca, este último criado por meio da Portaria nº 245 de 11 de julho de 2011.
     
    Fonte: Inea
     
    Fotos: Gustavo Pedro - Beth Roballo
     
     


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Árvore é redescoberta na Amazônia depois de 86 anos por pesquisadores do Jardim Botânico do Rio
      Saiba Mais
      Câmeras especiais registram duas espécies inéditas no Parque Natural Municipal de Niterói
      Saiba Mais
      Verde que faz bem: A importância das plantas no ambiente doméstico, dicas de como cuidar
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Miryám Hess:
        Por favor ajudem a preservar o manguezal da praia de Sepetiba.


DIVULGAÇÃO