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  • Volkswagen vai produzir caminhão elétrico em Resende, Ambev encomenda 1.600 unidades

    Da Redação em 23 de Abril de 2021    Informar erro
    Volkswagen vai produzir caminhão elétrico em Resende, Ambev encomenda 1.600 unidades

    A VW Caminhões e Ônibus, que tem fábrica em Resende, no sudoeste do Estado do Rio, iniciará neste semestre a produção em série do e-Delivery, primeiro caminhão elétrico desenvolvido no Brasil, com zero emissão de gás carbônico.
     
    Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus enfatiza a importância de manter o planejamento de produção do caminhão elétrico, mesmo em um quadro de crise.
     
    “A pandemia mundial de Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável, tema que continua prioritário na VW Caminhões e Ônibus”, afirma Roberto Cortes.
     
    O protótipo do caminhão elétrico da VW Caminhões e Ônibus já roda nas ruas há dois anos e meio, como veículo de distribuição de bebidas da Ambev, em São Paulo. Nesse período, completou 30 mil quilômetros rodados em testes de engenharia e operação em condições reais, deixando de emitir 22 toneladas de gás carbônico, com economia de 6.500 litros de diesel.
     
    O caminhão elétrico pode ser recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar. E 43% de sua energia provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.
     
    VW vai entregar 1.600 caminhões até 2023
     
    Os caminhões podem chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. O nível de ruído é extremamente baixo quando comparado aos modelos tradicionais.
     
    No ano passado, a VW Caminhões e Ônibus informou que pretendia entregar para a Ambev os primeiros 100 caminhões elétricos, até o fim de 2021. A empresa de bebidas tem um compromisso para a compra de 1.600 unidades, até 2023, formando a primeira frota do país com emissão zero de poluentes.
     
    O novo caminhão vem com motor elétrico produzido pela WEG, com 109 cv de potência, e uma transmissão automática. As baterias são importadas da China, pela Moura, e têm composição de lítio-ferro-fosfato (LFP). Segundo a montadora, permitem recarga completa em 3 horas, em modo lento. Também há a opção de carga rápida em 15 minutos, mas que reduz a autonomia para 30% do total.
     
    Fonte: Diário do Porto


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