Apontado pelo jornal The New York Times como o melhor bar do Brasil e eleito pela Prefeitura quatro vezes como o melhor bar da cidade, o Bracarense é quase uma instituição no Rio de Janeiro. Fundado em 1948, o Braca, como é conhecido pelos íntimos, garante tradição e qualidade. O quitute mais famoso e antigo da casa é o bolinho de aipim com camarão e catupiry, sem menosprezar as empadas de siri ou camarão. São várias também as opções para o almoço: pernil ou carne assada com batatas coradas, bobó e risoto de camarão, filé mignon, contrafilé, filé de frango.
Outro segredo para tanto sucesso do Braca são os chopeiros mais antigos do Brasil que tiram o chope com três dedos de colarinho. Mas, vale também conferir as caipirinhas e a caipirosca de maracujá com lima-da-pérsia.
Interessante é que antigamente o Bracarense não disponibilizava mesas e os clientes se instalavam em cadeiras de praia na calçada do minúsculo bar. Hoje estão a disposição mesas e cadeiras disputadíssimas a qualquer hora. Palavra do Bafafá: o bracarense é um boteco honesto que é a cara do espírito carioca de ser.