Quem passa por São Cristóvão dificilmente deixa de perceber o prédio em formato de cruz na Rua Fonseca Teles 121. É o Edifício Pedro Ernesto, mais conhecido como "Fonsecão".
Construído nos anos 40 para abrigar a Faculdade de Ciências Médicas e o Hospital de Clínicas, o prédio de 18 andares e de quatro colunas, foi também sede da Fundação Estadual do Meio Ambiente. Desativado no final dos anos 80, acabou atingido parcialmente por um incêndio.
Depois de muitos anos fechado, passou por uma reforma parcial e reabriu para abrigar laboratórios e projetos vinculados à Faculdade de Engenharia da UERJ.
Em 2020, foi anunciado que seria transformado na sede do Programa Startup Rio, um moderno espaço para apoiar e promover iniciativas que contribuam para a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, incentivando a cultura de inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo.
Antes disso, em 2013, o local foi sondado para abrigar o novo quartel-general da Polícia Militar na época em que se pretendia vender a sede no Centro. Ambos projetos não sairam do papel.
Hoje no local, em cinco andares do prédio, funciona o Centro de Ciência e Tecnologia da Faculdade de Engenharia (CCT-FEN), também conhecido como Complexo Fonseca Teles (CCTFE).
Laboratórios e projetos:
Laboratórios de Engenharia Mecânica
Laboratórios de Engenharia Civil
Laboratórios de Mecânica dos Solos
Grupo Gás-UERJ
Gruve - Grupo de Veículos Elétricos da UERJ
CEPER - Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis
Incubadora de Empresas Phoenix
Associação Brasileira de Veículos Elétricos (em estudo)
GECAD - Grupo de Estudos em Concreto de Alto Desempenho
Projeto Minibaja UERJ-SAE Brasil
Projeto GESAR - Grupo de Ensaios e Simulações Ambientais para Reservatórios
NC2 - Núcleo de Assessoramento e Controle de Obras Civis
Fonte: UERJ