O Forte Duque de Caxias, mais conhecido como Forte do Leme, é um passeio imperdível, principalmente para quem acha que conhece tudo na cidade do Rio de Janeiro.
Localizado entre o Leme e a Urca, tem uma extensa vegetação totalmente preservada. O público pode chegar até a antiga construção (a 120 metros acima do mar) numa caminhada de apenas 20 minutos numa rua de paralelepípedo no meio da mata. E o melhor: com segurança já que trata-se de uma área militar. É cartão postal para todos os lados. À beira mar vê-se por trás a exuberância do Morro da Urca e do Pão de Açúcar com os barquinhos a vela em volta. Do lado de Copacabana, avista-se a toda a praia e o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea e o Corcovado.
A história da da fortificação começa entre 1776 e 1779, por ordem do Vice-Rei, Marquês do Lavradio. Foi construído no alto da Pedra do Leme, para impedir o desembarque de invasores estrangeiros na Praia de Copacabana. O Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ali serviu em 1789, como integrante da Companhia de Dragões de Minas, que então guarnecia a fortificação. Reformado pelo Capitão Augusto Tasso Fragoso em 1895, passou a ter o nome de Forte do Leme, recebendo, a partir de 1918, oito obuseiros gigantes Krupp (280mm), de origem alemã. Em 1935, recebeu o nome de Duque de Caxias por decreto de Getúlio Vargas. Desativada a fortificação em 1965, passou a ser constituir nas instalações do Centro de Estudos de Pessoal do Exército.
O agendamento de visitas para grupos pode ser feito pelo telefone (21) 3223-5076, ou pelo meio e-mail: divisaodoforte.cep@gmail.com
Gratuidade: Maiores de 60 anos, crianças até 10 anos e militares das Forças Armadas/dependentes. Válida somente para a a caminhada ecológica.
É proibido utilizar trajes de banho e transitar sem camisa na trilha ou durante a visita ao Sítio Histórico. Também não é permitido conduzir ou consumir bebidas alcoólicas na trilha ou na visitação ao Sítio Histórico.