Em 1971, a Souza Cruz decidiu lançar um cigarro voltado para as mulheres. Nascia a marca Charm, mais finos e fracos que os cigarros da época.
A campanha foi contratada com a agência DPZ que tinha a tarefa de impactar o novo produto. E conseguiu. Para isso reuniu as mulheres mais influentes do início da década de 1970 numa publicidade que tinha com lema "No Brasil tôda mulher tem charm".
Entre as 25 participantes, Danuza Leão, Elke Maraviha, Leila Diniz, Dina Sfat, Clementina de Jesus (que não fumava). Todas seguravam um cigarro na mão e sorriam.
O fotógrafo Meca Assumpção conta que as fotos acabaram nos EUA para retoque com a técnica de ampliação chamada Day Transfer. "A fumaça atrapalhou e quase perdemos as fotos".
O lançamento da campanha foi um impacto. As heroinas brasileiras estavam nos jornais, revistas, cartazes, outdoors e alvo de comentário em todo o país.
O que hoje seria quase inconcebível era visto como um padrão social na época. Nossas artistas dificilmente repetiriam uma campanha dessas, mesmo porque a propaganda de cigarros é proibida no país.
Fonte: O Guia dos Curiosos