Quem passa por Niterói nem imagina que em pleno Centro existe um lugar tão incrível como o Parque das Águas.
Idealizado pelo engenheiro e ex-vice-prefeito de Niterói Eduardo Travassos, o parque foi criado em 2006 pela concessionária Águas de Niterói.
O local é Área de Preservação Permanente pela diversidade de sua fauna e flora e também abriga o primeiro e maior reservatório de água da cidade, construído em 1880 e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
O reservatório tem capacidade para 9 milhões de litros de água, além de contar com outro, inaugurado em 2010, com capacidade para 3 milhões de litros de água.
Juntos são responsáveis pelo abastecimento da Zona Sul e Centro e área de lazer e contato que muitos moradores até de Niterói não conhecem.
O espaço possui elevador panorâmico e uma área de 32 mil metros quadrados com mesas e banquinhos, parquinho infantil, bicicletário, academia de ginástica para a terceira idade, auditório e jardim sensorial.
Como chegar: Para quem vem de barcas, do Rio, entrar na Av. Ernani Amaral Peixoto (praticamente em frente à estação das barcas), andar 4 quarteirões até à Rua Visconde de Sepetiba. Daí entra nessa rua, anda mais um quarteirão até a Rua Cel Gomes Machado. Entra nessa rua, à direita, anda mais um quarteirão e entra à esquerda, que é a rua do parque.
Fonte: Águas do Brasil