TURISMO >> Bairros

  • Alargamento da Av. Atlântica mudou a cara da Orla de Copacabana - Agenda Bafafá Rio

    Da Redação em 27 de Outubro de 2020    Informar erro
    De 1969 a 1971, a Zona Sul acompanhou uma obra que mudaria a cara de um cartão-postal da cidade: a duplicação da Avenida Atlântica. Utilizando bombeamento de areia, a distância entre a fachada dos prédios e a praia passou de 21 para 73 metros e a área ganhou calçadões, estacionamentos, seis pistas de automóveis e um moderno interceptor oceânico para captar o esgoto do bairro.
     
    O projeto do engenheiro Raimundo de Paulo Soares foi executado no governo Negrão de Lima por sugestão do arquiteto Lúcio Costa.
     
    Coube a Roberto Burle Marx desenhar os mosaicos de pedras portuguesas, em preto, branco e vermelho, para representar as etnias que formaram o Brasil. Ao longo dos anos de 1972 e 1973 foi executada a pavimentação da grande calçada junto aos prédios e nos canteiros centrais.
     
    A ideia era que os desenhos pudessem ser vistos do alto. No calçadão à beira-mar, Burle Marx manteve as ondas projetadas no início do século XXl (copiadas da Praça do Rocio, em Lisboa), mas aumentou as curvas, criando o efeito que ficou conhecido no mundo todo.
     
    Apesar da beleza estética proporcionada pela obra, muita gente critica afirmando que o recuo do mar  prejudica o banho já que as ondas estouram altas na praia. Em dias de ressaca, o banho chega a ser proibido. 

     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Gávea: um bairro com muita história e o melhor desenvolvimento humano do Rio
      Saiba Mais
      Horto Botânico, um cantinho desconhecido do Rio
      Saiba Mais
      Filhos de Talma, antiga escola de teatro, palco da Jovem Guarda e da fundação do Vasco
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Frankcilene Nogueira:
        Muito bom reviver a história da cidade maravilhosa, excelente

      • Comentário do post Leandro Costa Lima dos Santos:
        Acho que Copacabana já tinha cara de praia antes da Avenida Atlântica ser estendida. Onde mais precisava e precisa até hj, é a praia de sepetiba, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.


DIVULGAÇÃO