TURISMO >> Bairros

  • Alargamento da Av. Atlântica mudou a cara da Orla de Copacabana - Agenda Bafafá Rio

    Da Redação em 26 de Outubro de 2022    Informar erro
    Alargamento da Av. Atlântica mudou a cara da Orla de Copacabana - Agenda Bafafá Rio

    De 1969 a 1971, a Zona Sul acompanhou uma obra que mudaria a cara de um cartão-postal da cidade: a duplicação da Avenida Atlântica. Utilizando bombeamento de areia, a distância entre a fachada dos prédios e a praia passou de 21 para 73 metros e a área ganhou calçadões, estacionamentos, seis pistas de automóveis e um moderno interceptor oceânico para captar o esgoto do bairro.
     
    O projeto do engenheiro Raimundo de Paulo Soares foi executado no governo Negrão de Lima por sugestão do arquiteto Lúcio Costa.
     
    Coube a Roberto Burle Marx desenhar os mosaicos de pedras portuguesas, em preto, branco e vermelho, para representar as etnias que formaram o Brasil. Ao longo dos anos de 1972 e 1973 foi executada a pavimentação da grande calçada junto aos prédios e nos canteiros centrais.
     
    A ideia era que os desenhos pudessem ser vistos do alto. No calçadão à beira-mar, Burle Marx manteve as ondas projetadas no início do século XXl (copiadas da Praça do Rocio, em Lisboa), mas aumentou as curvas, criando o efeito que ficou conhecido no mundo todo.
     
    Apesar da beleza estética proporcionada pela obra, muita gente critica afirmando que o recuo do mar  prejudica o banho já que as ondas estouram altas na praia. Em dias de ressaca, o banho chega a ser proibido. 

     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Edifício Ipu, em estilo art déco, imita navio com escotilhas
      Saiba Mais
      Aterro do Flamengo, patrimônio cultural da humanidade, tem jardins de Burle Marx
      Saiba Mais
      Igreja São José, inaugurada em 1842, um lugar de oração no Centro do Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Espedito Tavares:
        Há muito, procuro essa notícia, porque visitei a praia certa vez e guardei a imagem. Uma draga de bombeamento de areia, situada cerca de 8km da praia. Não lembro o ano. Aqui, fala-se de uma engorda da praia de Ponta Negra - Natal.

      • Comentário do post Frankcilene Nogueira:
        Muito bom reviver a história da cidade maravilhosa, excelente

      • Comentário do post Leandro Costa Lima dos Santos:
        Acho que Copacabana já tinha cara de praia antes da Avenida Atlântica ser estendida. Onde mais precisava e precisa até hj, é a praia de sepetiba, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.


DIVULGAÇÃO