TURISMO >> Bairros

  • Aterro do Flamengo, patrimônio cultural da humanidade, tem jardins de Burle Marx

    Da Redação em 08 de Novembro de 2022    Informar erro
    Aterro do Flamengo, patrimônio cultural da humanidade, tem jardins de Burle Marx

    Inaugurado em 1965, com 1.200.000 metros quadrados, o Parque do Flamengo, popularmente conhecido como Aterro, foi construído sobre o mar com o entulho retirado do morro Santo Antônio e despejado desde o pontal do Calabouço até o Morro da Viúva.
     
    A construção teve início em 1960 e já em 1962 carros circulavam pelas pistas antes mesmo do conjunto ficar pronto.
     
    Idealizado pela paisagista Carlota de Macedo Soares - Lota, amiga do governador do estado da Guanabara Carlos Lacerda e com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, o novo parque ganhou  belíssimos jardins, praia artificial, quadras de futebol, tênis, vôlei, basquete e pistas de aeromodelismo e de modelismo naval; destacam-se os campos de futebol no trecho inicial da Praia do Flamengo, tudo entrecortado por seis pistas de alta velocidade nos dois sentidos ligando o Centro ao Morro da Viúva e vice-versa.
     
    Consta que o projeto nasceu quando Lota participava de uma festa no apartamento de Carlos Lacerda, de frente para a Praia do Flamengo. Ela teria então sugerido ao governador a criação de um megaparque sobre um aterro no mar. 
     
    Lota propôs criar o Parque do Flamengo, a partir de um projeto feito em conjunto com Affonso Reidy, arquiteto modernista, autor também do projeto do Museu de Arte Moderna.
     
    A cobertura vegetal privilegia árvores e plantas nacionais que atraem muitas aves. Para a travessia dos banhistas em direção à Praia do Flamengo, foram construídas passarelas com curvaturas suaves sobre as pistas expressas e passagens subterrâneas sob as mesmas.
     
    As pistas são fechadas ao tráfego nos domingos e feriados das 07h às 18h para permitir seu uso pelos frequentadores do parque. Ocasionalmente, as pistas são usadas para competições de atletismo e ciclismo, inclusive a Maratona das Olimpíadas de 2016 sediada na cidade.
     
    Em 1988, o Parque do Flamengo passou a ser oficialmente chamado de Parque Carlos Lacerda – da área que vai do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra até a entrada do Túnel do Pasmado – e de Parque Brigadeiro Eduardo Gomes – o trecho entre o Aeroporto Santos Dumont e o Monumento aos Pracinhas.
     
    É Patrimônio Cultural da Humanidade na categoria “Paisagem Cultural Urbana”, título concedido pela UNESCO em 2012.
     
    Fonte e fotos: Wikipédia
     
     
     
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      7 lugares quase secretos do Rio de Janeiro que surpreendem
      Saiba Mais
      Construção da Av. Atlântica começou em 1906 e mudou a cara de Copacabana
      Saiba Mais
      Alargamento da Av. Atlântica mudou a cara da Orla de Copacabana - Agenda Bafafá Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Aparecido da Silva:
        Toda a geografia do Rio de Janeiro é de tirar o fôlego de bela. E o aterro é por si só uma verdadeira obra de arte. Tem um povo ordeiro e trabalhador. Pena que estão há décadas sendo governador por uma corja de ladroes. Não importa se é vereador, deputado ou governador. Parece maldição. Acho que não viverei para ver mudanças. Se vc é um político carioca e é honesto, não me condene. Sempre haverá exceção ã regra. Aliás, não existe regra sem exceção.

      • Comentário do post Walls hsns preferrance:
        O atwrro do flamengo e um parque muito lindo e agradavel.ja tive pmprivilegip dw frequenyat apesar de.morar em belem atualmemte masmpassei dez anoa .monha vida no.rio.de.janeiro3

      • Comentário do post Raul Pereira:
        Uma grande obra. Um lugar belíssimo e democrático. Eu me sinto muito bem quando estou lá!


DIVULGAÇÃO