As Casas Casadas, patrimônio arquitetônico do Rio tombado em 1979, são uma das construções do século XIX mais representativas e originais da cidade. Localizado em Laranjeiras, o imóvel é o único remanescente do tipo de residência multifamiliar que antecedeu os edifícios residenciais atuais.
Construídas entre 1874 e 1885 por iniciativa do comerciante português Antônio de Oliveira Leite Leal, as Casas Casadas eram originalmente seis unidades residenciais autônomas.
A composição arquitetônica tira partido da sua implantação em terreno de esquina, produzindo com liberdade estilística um rico tratamento das fachadas e movimentação dos telhados. Do conjunto destacam-se as camarinhas no corpo central da construção, os lambrequins em madeira recortada, o belo trabalho de serralheria e os estuques rebuscados.
Nos anos 70, caíram no abandono e em 1994 um incêndio destruiu parte das instalações. Foi quando a prefeitura do Rio de Janeiro adquiriu o histórico prédio e o restaurou a pedido da Associação de Moradores de Laranjeiras (AMAL).
Hoje, abriga a sede da Riofilme, empresa criada em 1992 pela Prefeitura do Rio, que desempenha papel fundamental na revitalização do cinema nacional, através da produção e distribuição de filmes brasileiros, principalmente no mercado nacional.
Recentemente, uma das casas, passou a abrigar a locadora
Cavídeo, grande incentivadora de produções independentes cariocas.
Fonte: Inepac/Riofilme