TURISMO >> Bairros

  • Casas Casadas, um marco arquitetônico do século XIX em Laranjeiras

    Da Redação em 23 de Abril de 2021    Informar erro
    Casas Casadas, um marco arquitetônico do século XIX em Laranjeiras

    As Casas Casadas, patrimônio arquitetônico do Rio tombado em 1979, são uma das construções do século XIX mais representativas e originais da cidade. Localizado em Laranjeiras, o imóvel é o único remanescente do tipo de residência multifamiliar que antecedeu os edifícios residenciais atuais. 
     
    Construídas entre 1874 e 1885 por iniciativa do comerciante português Antônio de Oliveira Leite Leal,  as Casas Casadas eram originalmente seis unidades residenciais autônomas. 
     
    A composição arquitetônica tira partido da sua implantação em terreno de esquina, produzindo com liberdade estilística um rico tratamento das fachadas e movimentação dos telhados. Do conjunto destacam-se as camarinhas no corpo central da construção, os lambrequins em madeira recortada, o belo trabalho de serralheria e os estuques rebuscados.
     
    Nos anos 70, caíram no abandono e em 1994 um incêndio destruiu parte das instalações. Foi quando a prefeitura do Rio de Janeiro adquiriu o histórico prédio e o restaurou a pedido da Associação de Moradores de Laranjeiras (AMAL).
     
    Hoje, abriga a sede da Riofilme, empresa criada em 1992 pela Prefeitura do Rio, que desempenha papel fundamental na revitalização do cinema nacional, através da produção e distribuição de filmes brasileiros, principalmente no mercado nacional.
     
    Recentemente, uma das casas, passou a abrigar a locadora Cavídeo, grande incentivadora de produções independentes cariocas.
     
    Fonte: Inepac/Riofilme


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Condomínio Signore del Bosco tem área de lazer e capela sobre o Morro da Viúva
      Saiba Mais
      Igreja São José, inaugurada em 1842, um lugar de oração no Centro do Rio
      Saiba Mais
      7 lugares quase secretos do Rio de Janeiro que surpreendem
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO