TURISMO >> Bairros

  • Chafariz da Glória, construído em 1772, é o mais antigo do Rio

    Da Redação em 31 de Março de 2021    Informar erro
    Chafariz da Glória, construído em 1772, é o mais antigo do Rio

    O Chafariz da Glória foi construído no ano de 1772, durante o vice-reinado do Marquês do Lavradio (1769-1779). Atribuído a José Custódio de Sá e Faria.
     
    Ele possuía oito bicas de bronze, as quais abasteciam um conjunto de tanques nas partes central e laterais. Com estética e ornatos tipicamente coloniais, prestou valioso serviço aos moradores das redondezas por mais de um século.
     
    Suas águas provinham de um aqueduto derivado do mais importante da cidade, o da Carioca, a partir de uma conexão no Curvelo, em Santa Teresa. No local, escravos pegavam água para as residências, aguadeiros enchiam barris para vender nas ruas e até embarcações abasteciam seus depósitos.
     
    A desativação do sistema das águas do Carioca e a distribuição residencial por encanamento tirariam a função do chafariz, permanecendo, contudo, como relíquia histórica.
     
    Durante a gestão do Prefeito Pereira Passos, no início do século XX, o monumento foi restaurado e devolvido à coletividade em boas condições.
     
    Sua primeira restauração aconteceu na década de 60, em consequência da alteração sofrida em 1905, durante a reforma urbana do Prefeito Pereira Passos. Em 2012, nova reforma a cargo do IPHAN.
     
    O sítio histórico está novamente mal conservado e precisa urgentemente de uma proteção de vidro contra pichadores e vândalos.
     
    Uma boa consulta sobre o bairro pode ser conferida no site Ó Glória, da museóloga e historiadora Mariana Várzea.
     
    Fonte: IPHAN e Ó Glória
     
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Igreja São José, inaugurada em 1842, um lugar de oração no Centro do Rio
      Saiba Mais
      Praça Pio XI, um tesouro escondido no bairro Jardim Botânico
      Saiba Mais
      Condomínio Signore del Bosco tem área de lazer e capela sobre o Morro da Viúva
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Antônio B Oliveira:
        Queria agradecer demais a quem postou, me emocionou e me fez viajar em grande estilo, por caminhos de poesia, filosofia e altas reflexões. Se possível, pedia mais, muito mais. As informações foram preciosas. Carinho e gratidão exponencial.


DIVULGAÇÃO