TURISMO >> Bairros

  • Edifício Lage, relíquia da arquitetura de 1925 na Glória

    Da Redação em 09 de Julho de 2020    Informar erro
    Edifício Lage, relíquia da arquitetura de 1925 na Glória

    Quem passa pela Rua do Russel, na Glória, não tem como não admirar essa relíquia da arquitetura da cidade. O Edifício Lage foi construído pelo rico industrial Henrique Lage em 1925. Tem uma fachada linda com inspiração italiana e estilo eclético. 
     
    Além de morar no prédio, Lage tinha uma mansão do Jardim Botânico que ganhou seu nome: Parque Lage. Carioca, era casado com a cantora de ópera Gabriela Bezanzoni Lage. Tinha negócios em vários ramos, inclusive idealizador do Porto de Imbituba, o segundo maior porto do estado de Santa Catarina.
     
    O edíficio Lage tem colunas na fachada chamadas de colunatas, amplas janelas, algumas quadradas e outras em arco, parapeito com grades ou de cimento. Lembra muito construções no estilo romano. Apesar da fachada imponente, a portaria é pequena com dois arcos e uma pequena escada até os dois elevadores.
     
    É frontal, indevassado e voltado para o nascente, com linda vista da Baía de Guanabara e da Praça Paris nos andares mais altos.
     
    Atualmente está sendo feita uma reforma na fachada que deve remover algumas pichações e pintar novamente o edifício nesse tom avermelhado tijolo.
     
    A rua do Russel antes de existir era uma praia que com a reforma urbana no início do século XX deu vez à Avenida Beira Mar em 1906 que mudou a cara da orla. A construção do Parque do Flamengo nos anos sessenta afastou o litoral a 700 metros do seu lugar original. 
     
    Infelizmente não conseguimos descobrir o autor do projeto do edifício. Ficou mais conhecido por ter sido do industrial Henrique Lage. 
     
    No prédio funciona o Ateliê Oriente dedicado à arte da fotografia. Foi a única imagem que conseguimos de dentro dos apartamentos (ver galeria).
     
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Parque Leopoldina, sub-bairro próspero de Bangu, foi cenário de reality em 2013
      Saiba Mais
      Edifício Barão da Laguna, construído em 1949, foi tema de matéria na Revista Life
      Saiba Mais
      Rua Cardoso Júnior, o cantinho "escondido" do Rio, parece uma cidade do interior
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Lito Cordeiro:
        À época em que procurava apartamento para comprar há uns 20 anos eu namorei um apartamento térreo de fundos neste prédio, mas acabei indo morar no Flamengo...

      • Comentário do post Sonia Mendes:
        Meus tios e primas moraram ai de 56 a 68... Passei minhas férias todas aí quando criança. Saudade imensa. Sou de Curitiba Meu tio Desembargador João Frederico Mourão Russel e minga tia Maria Conceição Mendes Gonçalves Russel


DIVULGAÇÃO