Com cerca de 40 mil metros quadrados, o Horto Botânico pertence ao Museu Nacional/UFRJ e destina-se ao cultivo de plantas e a experiências biológicas para fins de estudos, pesquisas e demonstrações práticas.
Criado como um espaço de experimentações dos botânicos, o Horto Botânico possui uma área cultivada com 400 espécies sendo que todos os meses aproximadamente 100 delas com flores, com leve diminuição entre maio e junho, que são os períodos mais secos.
Também tem espécies ornamentais, que florescem o ano todo.
O Horto Botânico está localizado dentro do Parque da Quinta da Boa Vista, no bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Pertence ao Museu Nacional e consequentemente a Universidade Federal do Rio de Janeiro. No vasto espaço verde do Parque, as aves fazem do horto um local para pesquisas de diferentes espécies que
cantam e encantam.
No Departamento de Botânica do Museu Nacional, vários pesquisadores trabalharam com plantas de restinga e por este motivo o Horto Botânico apresenta uma coleção de exemplares desta vegetação.
Destaque também para as nove palmeiras imperiais. No Brasil, o primeiro exemplar foi plantado pelo Príncipe Regente Dom João VI, depois Rei, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O Horto Botânico abriga ainda biblioteca, departamento de vertebrados, botânica e parte da coleção de arqueologia.
É um espaço que, além de muito bonito, possui uma grande potencialidade para receber grupos escolares (ver link acima).
O Horto Botânico fica à esquerda do que restou do Museu Nacional, destruído por um incêndio em setembro de 2018.
A obra de recuperação do Museu acontece em etapas, começando pela restauração das fachadas e telhados do bloco histórico, o setor que, ainda hoje, congrega elementos arquitetônicos e ornamentais representativos do período imperial.
Fonte: Museu Nacional