TURISMO >> Bairros

  • Iate Clube do Rio, fundado em 1920, é um dos clubes mais sofisticados do Rio

    Da Redação em 29 de Abril de 2021    Informar erro
    Fundado em 1920, inicialmente junto ao Morro da Viúva, o Iate Clube do Rio de Janeiro ocupa desde 1927 a área onde era a Praia da Saudade, na Urca. É uma instituição da elite carioca, um dos clubes mais sofisticados do Rio.

    Entre 1929 e 1933, o então Comodoro Arnaldo Guinle, convidou o arquiteto francês Joseph Gire, autor do Copacabana Palace, para projetar a nova sede nos mesmos padrões arquitetônicos do Fluminense Futebol Clube.
     
    O projeto audacioso previa pavilhões, garagem para barcos e aviões mais o espaço da sede social, porém excedeu os limites do terreno.

    Quando os fundadores do clube perceberam que demandavam mais espaço, recorreram ao poder central. Contando com a colaboração do prefeito do Distrito Federal, Antônio Prado Jr., obtiveram outras concessões aforadas que completaram o espaço.

    Na mesma época, foi contratada a empresa Christian Nielsen para iniciar a construção do cais ao longo da orla para uma extensão de 300m lineares. Obra que durou vários anos por causa da limitada capacidade financeira do clube.
     
    O Clube, hoje eminentemente social e marítimo, já teve famoso aeródromo, com hangares e aviões particulares. Estes hangares hoje são utilizados para guarda de barcos, lanchas e iates de propriedade de seus sócios.
     
    Ainda em 1940, o Iate abrigava um cais para hidroaviões e uma pisa de pouso gramada. Na medida em que os aterros se completavam, um alongado terreno de cerca de 465m lineares deu origem a pista de aviação, que resultou na criação da Escola de Aviação do FYC. 

    A partir de 1932, foi iniciado o projeto da sede formulado em três edifícios. O primeiro ao lado do atual hangar 2 e os outros com conclusão somente em 1939.

    Já entre 1972 e 1974, o Comodoro Carlos de Brito, face a deterioração dos prêdios existentes, resolveu construir uma nova sede. 

    O associado e engenheiro Samuel Ruben Israel foi o responsável pela administração das obras do novo prédio, que abrigou todos os serviços de atendimento aos sócios e atletas com áreas dedicadas à vela, pesca, restaurantes, salão nobre e outras instalações.

    Ao longo dos anos, através de outras obras e reformas, o ICRJ chegou ao atual formato comom centros vélicos, hangares, academia, quadra de esportes, piscina, parquinho, posto de combustíveis, posto médico, salão de beleza, capela, bares, lojas e outros.
     
    Fonte e fotos: Iate Clube do Rio de Janeiro

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA