TURISMO >> Bairros

  • Mosaico de Paulo Werneck no edifício Guarabira no Flamengo, uma obra de arte ao ar livre

    Da Redação em 12 de Abril de 2021    Informar erro
    Local: Edifício Guarabira
    ENDEREÇO: Praia do Flamengo, 98 - Flamengo
    O Rio de Janeiro é quase um museu ao ar livre tamanha a quantidade de obras artísticas espalhadas pela cidade. Na Praia do Flamengo, no edifício Guarabira, o hall de entrada tem um grande mosaico do artista plástico Paulo Werneck.
     
    O mosaico foi produzido em 1955, dois anos depois da construção do edifício projetado pelo escritório de MMM Roberto Arquitetos.
     
    Nascido em 1907, no Rio de Janeiro, Werneck iniciou a carreira com desenhos, quadros, vitrais e relevos esculturais. Nos anos 40, abraçou a técnica dos painéis em mosaico, por indicação dos irmãos Roberto, empresários da construção civil no Rio de Janeiro. 
     
    Paulo Werneck era o caçula de nove irmãos. Parte de sua infância foi vivida em Feliz Consórcio, fazenda da família em Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro.
     
    Ele iniciou sua carreira profissional, com a publicação de desenhos na revista A Época, dos estudantes de direito da Universidade Federal. A seguir, ilustra diversos livros e periódicos como Revista Souza Cruz, Fon-Fon, Para Todos, Esfera, Diretrizes, Sombra, Rio Magazine e os jornais A Esquerda, Diário de Notícias, A Manhã, Correio da Manhã, Tribuna Popular, Para Todos, Imprensa Popular e outros.
     
    Em 1935, inicia as atividades como desenhista no escritório de MM Roberto. São de sua autoria as perspectivas de apresentação do projeto do então jovem arquiteto Marcelo Roberto para a Associação Brasileira de Imprensa – ABI, o primeiro edifício modernista a ser construído no Rio de Janeiro, em 1938. O projeto foi vitorioso no concurso promovido pela instituição.
     
    Em 1943, por encomenda do arquiteto Oscar Niemeyer realiza painel em mosaico para a Casa de Juscelino Kubitschek, assim como conjunto de azulejos para o complexo da Pampulha em Belo Horizonte, entre eles, a Igreja, a Casa do Baile, o Iate Clube e o Cassino. No mesmo ano, realiza cinco painéis figurativos para o terraço do edifício do Ministério da Fazenda, no Rio de Janeiro.
     
    Paulo Werneck faleceu em 1987, aos 80 anos, vítima de câncer.
     
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA