TURISMO >> Bairros

  • Museóloga e historiadora Mariana Varzea lança site Ó Gloria, sobre o bairro da Glória

    Da Redação em 31 de Março de 2021    Informar erro
    Museóloga e historiadora Mariana Varzea lança site Ó Gloria, sobre o bairro da Glória
    Local: Clique no link
    LINK: Clique aqui e visite o site
    O portal Ó Glória apresenta a evolução urbana do Rio e do Brasil com muitas histórias de nossa cidade e do nosso país. É um convite a conhecer melhor esse patrimônio cultural, material e imaterial e refletir criticamente como se deu a ocupação territorial do Rio de Janeiro, desde antes de sua fundação.
     
    A partir dessa memória repensar e propor novos futuros, dando o devido protagonismo ao patrimônio cultural como um elo fundamental na revitalização da cidade.  
     
    O portal mostra por meio de ampla pesquisa histórica e material iconográfico que a cidade foi beneficiada por experiências de urbanização protagonizadas no local, como a primeira estação de saneamento urbano e os diversos movimentos paisagísticos.
     
    “A Glória é o laboratório da civilização carioca”, enfatiza o historiador e professor Paulo Knauss.  Para tanto, foram indicados por meio de mapa interativo 32 bens culturais tombados (explicados em verbetes com fotos) e apontada a localização dos 120 bens culturais preservados, abas com a evolução urbana do bairro, seus principais arquitetos e paisagistas percorrendo 400 anos de história.
     
    O rico conteúdo reúne 50 iconografias históricas; 100 fotos atuais feitas especialmente para o site, 15 vídeos depoimentos de especialistas; vôo de pássaro mostrando um dia no bairro e uma exposição com 35 imagens inéditas do fotógrafo Cesar Duarte.
     
    Criado pela museóloga e historiadora Mariana Varzea, o site bilíngue apresenta a mais completa cobertura sobre o bairro revelando um circuito paisagístico absolutamente notável, verdadeiro museu a céu aberto da história do Rio e do Brasil.
     
    “Para além do riquíssimo patrimônio cultural, paisagístico e arquitetônico que reúne em suas ruas, foi na Glória que em 20 de janeiro de 1567, se deu, por definitivo, a ocupação das terras cariocas. É preciso contar essa história, no que ela traz de fazimentos e apagamentos de memórias”, diz Mariana Varzea.  
     
    Foto: Cesar Duarte/Divulgação


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Edifício Ipu, em estilo art déco, imita navio com escotilhas
      Saiba Mais
      Antiga Estação Imperial em São Cristóvão: abandono e depósito de ambulantes
      Saiba Mais
      Parque Leopoldina, sub-bairro próspero de Bangu, foi cenário de reality em 2013
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO