TURISMO >> Bairros

  • Palacete Tavares, construção de 1936 inspirada na Idade Média, resiste na Fonte da Saudade

    Da Redação em 30 de Novembro de 2020    Informar erro
    Palacete Tavares, construção de 1936 inspirada na Idade Média, resiste na Fonte da Saudade

    O prefeito Pedro Ernesto criou em 1936 o bairro Fonte da Saudade e nesse mesmo ano, o Sr Jacy Tavares, dono da Farmácia Jacy, no Catete, comprou os lotes 1, 3 e 5 da rua Fonte da Saudade. 
     
    Em 1936 ainda foi erguido o Palacete Tavares, uma residência em estilo eclético, com inspiração na idade média italiana onde ele residiu por mais de 40 anos.
     
    Em 2007, foi tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH. Segundo estudo do historiador Milton Teixeira, a casa possui rica serralheria em estilo medieval, em ferro batido e fundido, com brasões heráldicos e raros motivos zoomorfos de dragões.
     
    Entre os detalhes de serralheria mais interessantes, ressalta-se o gradil externo; as arandelas existentes no hall principal e superior, com motivos de dragões, o guarda corpo das escadas, em motivos florais e os dois grandes lustres, feitos especialmente para a casa. Os estuques que formam uma sanca em torno dos ambientes nobres, em motivos fitomorfos acompanham o estilo da casa.

    O vão da escada ainda possui rico vitral com cena de gênero, contemporânea da construção da casa. Outros acabamentos em vitral, no banheiro e cômodos nobres ainda estão intactos. A casa possui ainda dois pequenos chafarizes com seus tanques, um externo, em azulejo e pedra, o outro, no patamar da escada, em mármore branco e carranca de bronze.

    Pela qualidade artística deste imóvel, por sua originalidade, estado excepcional de conservação e pelo fato de ser a única casa com este estilo em todo o bairro, e com ancianidade de mais de 80 anos, justificam sua preservação em todos os seus detalhes.

    A clínica Fonte Imagem foi instalada nessa casa imponente, e após obra supervisionada pelo IRPH, preserva esse patrimônio da nossa cidade.
     
    História
     
    A região da Lagoa era ponto de passagem para o Príncipe D. João pegar uma canoa pela Lagoa Rodrigo de Freitas para chegar até o Jardim Botânico. O lugar de embarque ficava junto à praia de Piaçava, nos pés do Morro da Saudade. 
     
    Junto à praia de Piaçava havia uma fonte onde, dizem, as lavadeiras portuguesas lavavam as roupas chorando a saudade da terra natal. Daí o nome Fonte da Saudade.
     
    Fonte e fotos: Fonte Imagem


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Condomínio Signore del Bosco tem área de lazer e capela sobre o Morro da Viúva
      Saiba Mais
      Parque Leopoldina, sub-bairro próspero de Bangu, foi cenário de reality em 2013
      Saiba Mais
      Construção da Av. Atlântica começou em 1906 e mudou a cara de Copacabana
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO