O Parque de Transmissão do Sumaré, a 800 metros de altura, fica num platô com um quilômetro de extensăo e 40 metros de largura que abriga todas as torres de transmissăo das emissoras de TV do Rio, rádios FM, repetidores de VHF e UHF que servem para comunicaçőes de rádio (bombeiros, Light, PM, Vivo), além da torre de telemetria de Furnas.
É o único lugar do Rio de onde se vê o Cristo Redentor de cima.
A primeira estaçăo que chegou ao Sumaré, a TV Rio, instalou sua torre de transmissăo em 1958 seguida da TV Tupi, TV Continental e, em 1965, a TV Globo.
Alguns anos mais tarde, foi a vez da TVE, a TV Bandeirantes e TVS, que construiu a torre mais alta do Sumaré com 165 metros. A TV Manchete veio no anos 80 herdando os equipamentos da TV Tupi.
A jornada de trabalho no Sumaré é peculiar: cada um dos 50 operadores por turno trabalha 24 horas seguidas e tem direito a 48h de folga.
Todos os prédios săo pintados de verde, para năo destoar da cor da vegetaçăo.
A Globo é a única emissora que possui um elevador para as eventuais subidas na torre de transmissăo. Em todas as outras, é necessário escalar as escadas para sanar os defeitos das antenas de transmissăo.
Para chegar ao complexo há alguns obstáculos móveis colocados pela Polícia Militar (que faz a segurança da área), para que os automóveis diminuam a velocidade. Logo após, um pequeno prédio onde dois PMs ficam dia e noite (em regime de revezamento) pedindo a identificaçăo de todos os que desejam entrar na área.
Fonte: TV Baú
Fotos: O Eco