Parque Leopoldina é um sub-bairro de Bangu na área limítrofe de Padre Miguel, Zona Oeste do Rio de Janeiro. É apontado como área nobre na região por ostentar um dos mais elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no subúrbio, com uma média estimada acima de 8 pontos, quase atingindo 9.
A história do lugar começou como projeto de habitação popular nos anos 60 construído pelos Irmãos Araújo (ECIA) e delimitado pelas ruas da Usina, Edgar Lima, Edgar Cunha Antunes e a Estrada do Realengo. O local se valorizou com os anos e hoje têm excelente demanda para quem quer encontrar um bairro com mais infraestrutura e segurança razoável para morar em meio ao subúrbio cada vez mais empobrecido.
As principais vias circundam uma praça que oferece diversas opções de lazer e estabelecimentos comerciais voltados para os moradores, assemelhando-se à configuração de um condomínio.
A presença de várias ruas bloqueadas restringe o tráfego de veículos, notando-se grades instaladas em várias ruas.
Em 2013, Parque Leopoldina foi o cenário do reality show "O Mundo Sem as Mulheres", transmitido pela Rede Globo no programa do Fantástico e no canal GNT.
Os casais participantes foram segregados, com as mulheres desfrutando de uma semana de relaxamento em um spa enquanto os homens assumiam os cuidados com as crianças e a casa.
Os imóveis no bairro estão na faixa de R$ 400 mil até R$ 1 milhão para venda.