TURISMO >> Bairros

  • Ponte dos Jesuítas, construída em 1752, regulava o volume de água em Santa Cruz

    Da Redação em 26 de Janeiro de 2021    Informar erro
    Ponte dos Jesuítas, construída em 1752, regulava o volume de água em Santa Cruz
    Local: Estrada do Curtume
    A Ponte do Guandu ou, como hoje é conhecida, Ponte dos Jesuítas, localiza-se na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, em Santa Cruz e foi concluída pelos jesuítas em 1752 com a finalidade de regular o volume das águas das enchentes e para facilitar a ligação de Santa Cruz com outras fazendas. Era uma ponte-represa.
     
    Possui quatro arcos chamados “óculos”, onde passavam as águas do Rio Guandu, que os padres jesuítas, por meio de comportas de madeira, controlavam, retendo-as ou liberando-as conforme a ocasião exigisse. Logo após a drenagem do excesso de água plantava-se o arroz nos campos para aproveitar a fertilidade do solo deixada pelos húmus.
     
    Enquanto o arroz crescia, os pastos eram preparados nos pontos mais altos e secos, onde se distribuía o gado. Santa Cruz chegou a alcançar 13 mil cabeças de gado distribuídas em 22 currais, todos cercados.
     
    A Ponte dos Jesuítas é prova da capacidade e dos conhecimentos dos jesuítas na área de engenharia, pois para a época, é uma obra de grande envergadura. É um patrimônio histórico, arquitetônico e artístico de grande importância, sendo um dos primeiros patrimônios históricos tombados no Brasil já em 1938, com inscrição de tombo número 003.
     
    Com a canalização do rio Guandu, o conjunto arquitetônico da “Ponte dos Jesuítas” está destituído de sua função original, mas constitui um dos mais belos e raros monumentos da arquitetura jesuítica do Rio de Janeiro.
     
    Fonte: Wikipedia


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Edifício Barão da Laguna, construído em 1949, foi tema de matéria na Revista Life
      Saiba Mais
      Parque Leopoldina, sub-bairro próspero de Bangu, foi cenário de reality em 2013
      Saiba Mais
      Igreja São José, inaugurada em 1842, um lugar de oração no Centro do Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post wires felix de souza souza:
        A PONTE DOS JESUITAS CONSTRUIDA COM A FINALIDADE DE DENAGRAGEM DA BAIXADA DA REGIAO TORNOU SE UM MOMUNENTO HISTORICO E NO TEMPO QUE EU ESTUDEI NA ESCOLA RURAL PONTE DOS JESUITAS O JARDIM ERA CONSERVADO POR JARDINEIRO.... E ERA ATRAÇÃO TURISTICA DA REGIAO ONDE OS ALUNOS BRINCAVA COM TODA SEGURANÇA INCLUSIVE O SIGNATARIO DESTE COMENTARIO.. AH ALEM DA LENDA DO TUNEL QUE SAIRIA NO QUARTEL VILAGRAN CABRITA FATO AINDA NAO COMPROVADO (wires felix de souza morador no sitio do CORONEL BOLIVAR MEDEIROS.

      • Comentário do post wires felix de souza oab 7456:
        ESTUDEI NA ESCOLA RURAL PONTE DOS JESUITAS NOS ANOS CINQUENTA E A LENDARIA PONTE DOS JESUITAS JA ERA FAMOSA PELA FAMA DO TUNEL QUE LIGA A PONTE ATE O QUARTEL VILAGRAN CABRITA....AINDA NAO ESTA CONFIRMADO....O JARDIM ERA MUITO BEM CUIDADO POR JARDINEIRO DO MINISTERIO DA AGRICULTURA. (wires felix de souza membro dos AMIGOS DE SANTA CRUZ ) WIRES FELIX DE SOUZA OAB 74356


DIVULGAÇÃO