A praça Edmundo Bittencourt, no Bairro Peixoto, passou por uma grande reforma. Foram executados serviços de reparo e pintura de frades e mobiliário em concreto, recuperação da calçada em pedras portuguesas, reposição de pavimentação no entorno da praça e conserto dos alambrados da quadra e do parquinho infantil.
Além disso, a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Secretaria Municipal de Conservação, restaurou também o chafariz e o gradil que o cerca. Feito em concreto armado e assinado por Francisco Bolonha, o chafariz passou mais de quatro anos sem funcionar.
– Tivemos o cuidado de olhar os detalhes da praça e cuidamos dela como um todo. As pedras portuguesas estavam muito ruins, bem como o entorno com muitos buracos. Além disso, religamos o belíssimo chafariz, que não funcionava há quatro anos – disse a secretária municipal de Conservação, Anna Laura Secco.
O espaço também ganhou uma placa em homenagem ao jornalista, escritor e dramaturgo Artur Xexéo, morto em junho deste ano. Xexéo morou no Bairro Peixoto durante quatro décadas.
Fonte: Prefeitura do Rio