De acordo com o historiador e jornalista Brasil Gérson, a Rua Alice foi aberta, no último quarto do século XIX, pelo empresário Eduardo Kinglhoefer, que queria construir uma linha de bondes interligando a Zona Sul à Zona Norte, através de um túnel: o Rio Comprido-Laranjeiras, mais conhecido com Túnel da Rua Alice.
A via foi aberta e o túnel, o primeiro da cidade, inaugurado em 1887. Mas nunca nenhuma linha de bonde por ele passou, muito embora tenha se tornado uma alternativa para quem queria ir da Zona Norte à Zona Sul de carro, sem passar pelo Centro.
Na década de 1940, o traçado sinuoso da Rua Alice, margeando a encosta do Morro dos Prazeres, não comportava mais a demanda de tráfego da cidade, em função do aumento da frota de veículos.
Durante a gestão do prefeito Mendes de Moraes (1947-1951) foi feito o projeto de construção do Túnel Santa Bárbara (Catumbi-Laranjeiras), só concluído em 1963.
A sua galeria foi ampliada em 1952, passando a ter duzentos e vinte metros de comprimento por dez de largura.
Dois anos depois seria inaugurado o Túnel Rebouças, facilitando o trânsito entre o bairro e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Fonte: Multirio