TURISMO >> Bairros

  • Rio de Janeiro tem 22 rios subterrâneos debaixo do concreto e asfalto

    Da Redação em 10 de Março de 2021    Informar erro
    Rio de Janeiro tem 22 rios subterrâneos debaixo do concreto e asfalto

    Uma coisa que pouca gente sabe é que o Rio de Janeiro tem 22 rios debaixo do concreto e asfalto, correndo em galerias. Só na área de Botafogo desembocam os rio Berquós e Banana Podre, como o próprio nome sugere, muito poluído. 
     
    Na década de 60 foi criada a galeria de cintura de Botafogo, construída ao longo da Praia de Botafogo para receber águas pluviais e dos rios Banana Podre e Berquó.
     
    Nas estações secas, estas águas seguem para Estação de Tratamento, que separam a lama e lixo e a água é encaminhada para o Interceptor Oceânico na Praia Vermelha e Emissário Submarino de Ipanema. Em períodos com temporais, o efluente segue diretamente para praia.
     
    O Rio Berquó nasce no Humaitá e desaparece sob o asfalto descendo pela Rua Mena Barreto até o cemitério São João Batista, sob as tumbas, até desembocar na baía. 
     
    O Banana Podre tem a nascente no Morro Dona Marta e desemboca na enseada de Bofotogo descendo paralelamente à Rua São Clemente pelos terrenos de algumas mansões, estando a descoberto ainda em algumas propriedades.
     
    São ainda descritos dois rios em Botafogo que seguem para galeria de cintura: Rio Casca de Jaca - na altura da Rua Professor Alfredo Gomes e o Rio Laranja Bichada - na altura da Rua São Clemente.
     
    "Na Enseada, há dois rios que chegam completamente podres (despejando esgoto), o Banana Podre e o Berquó e as autoridades, mais do que alertadas, não fazem nada”, diz o biológo Mário Moscatelli.
     
    O Rio enterrado mais famoso é o Carioca que vem do Cosme Velho até o Parque do Flamengo. Ele tem uma estação de tratamento antes de chegar à Praia do Flamengo. 


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Rua Cardoso Júnior, o cantinho "escondido" do Rio, parece uma cidade do interior
      Saiba Mais
      Aterro do Flamengo, patrimônio cultural da humanidade, tem jardins de Burle Marx
      Saiba Mais
      Antiga Estação Imperial em São Cristóvão: abandono e depósito de ambulantes
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Fernando Vilar Lignani:
        Muito interessante. Onde podemos ler sobre os rios em outros bairros, como por exemplo na Tijuca?


DIVULGAÇÃO