TURISMO >> Bairros

  • Rio tem aqueduto secreto do século XVIII em Jacarepaguá

    Da Redação em 10 de Fevereiro de 2021    Informar erro
    Local: Colônia Juliano Moreira
    ENDEREÇO: Estrada Rodrigues Caldas, 3400 - Curicica
    Nos séculos XVIII e XIX, a região era ocupada pela fazenda Engenho Novo (Engenho Nossa Senhora dos Remédios), um dos mais antigos engenhos de açúcar e fubá de Jacarepaguá. Algumas construções do Engenho Novo ainda existem na Colônia Juliano Moreira e foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).
     
    A sede da fazenda e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, tombadas pelo INEPAC1 em 1990, são remanescentes do século 19. A igreja foi construída em 1862, por Dona Maria Teles Cosme dos Reis, filha de Catarina e Pascoal, sobre as fundações da antiga capela2 do século 17.
     
    Destaca-se do conjunto a estrutura em ruínas do antigo sistema de abastecimento de água do engenho, conhecido como Aqueduto da Colônia dos Psicopatas. O trecho final do aqueduto, uma estrutura em arcos que sustenta a canaleta, foi tombado pelo IPHAN em 1938. A jazida arqueológica do aqueduto foi registrada em 1962 no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA) do IPHAN.
     
    O Aqueduto tem um estilo romano, porém com arcadas simples, diferentemente dos Arcos da Lapa, que apresentam arcadas duplas. O descaso do poder público e o crescimento populacional fez com que o Aqueduto perdesse alguns de seus arcos para construções irregulares. Atualmente, ele sofre com infiltrações e a invasão de plantas em suas estruturas.
     
    Diferente do que possa imaginar, chegar ao local é fácil e a visitação é bem tranquila, desde que respeite as regras de não entrar nos monumentos e nem fotografar as pessoas, normas informadas por um segurança que estava no local.

    Fonte: Revista Unicamp

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Antonio Pereirs:
        Conforme bem disse na matéria, uma pena o descaso do poder público com tanta riqueza de cultura e patrimônio público do Rio de Janeiro.


CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA